Pesquisar
Close this search box.

Nokia afirma que atingiu recorde de velocidade em 5G

Divulgação

 Nokia anunciou na última semana – mais precisamente no dia 19 de maio – que alcançou as velocidades 5G mais rápidas do mundo em sua rede Over-the-Air (OTA) em Dallas, Texas.

Para chegar a essa marca, a empresa finlandesa utilizou 800 MHz de espectro 5G de ondas milimétricas comerciais e funcionalidade de Conectividade Dupla (EN-DC). Durante o experimento, a Nokia alcançou velocidades de até 4,7 Gbps no 5G, em testes realizados em equipamentos de estações radiobase que estão sendo implantados nas principais redes comerciais das operadoras americanas. Além da velocidade, essa solução permitirá que as operadoras vendam vários serviços corporativos sensíveis à latência, como o fatiamento de rede para aplicativos de missão crítica.

Como a velocidade foi alcançada

De acordo com a Nokia, a velocidade recorde foi alcançada combinando oito canais de 100 MHz de espectro de ondas milimétricas nas bandas de 28 GHz e 39GHz, fornecendo 800 MHz de largura de banda, e 40 MHz de espectro LTE usando a funcionalidade EN-DC disponível na solução AirScale da Nokia.

O AirScale Radio Access é uma solução 5G da Nokia, de ponta a ponta, que permite às operadoras de todo o mundo, capitalizarem seus ativos de espectro 5G. Ela oferece enorme escala de capacidade, latência e conectividade, permitindo todas as tecnologias de interface aérea no mesmo equipamento de acesso a rádio.

Já o EN-DC permite que os dispositivos se conectem simultaneamente às redes 5G e LTE, transmitindo e recebendo dados em ambas as tecnologias de interface aérea. Isso significa que os aparelhos podem alcançar uma taxa de transferência (throughput) maior do que quando se conectam apenas ao 5G ou ao LTE. As velocidades foram alcançadas tanto em configurações baseadas em nuvem 5G (vRAN) quanto em configurações clássicas de banda base.

"Este é um marco importante e significativo no desenvolvimento de serviços 5G nos EUA, particularmente em um momento em que a conectividade e a capacidade são tão cruciais", declarou Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia. "Isso demonstra a confiança que os operadores têm em nosso portfólio global de ponta a ponta e o progresso que fizemos para entregar as melhores experiências 5G possíveis aos clientes. Já fornecemos nossos rádios mmWave para todas as principais operadoras dos EUA e esperamos continuar trabalhando em estreita colaboração e avançando com elas.”

Já Stéphane Téral, analista-chefe da LightCounting Market Research afirmou: "Esta é uma conquista substancial que reflete o trabalho cuidadoso da equipe da Nokia prestando atenção nos detalhes e circunstâncias. "Em outras palavras, a agregação de 8 componentes no domínio de ondas milimétricas mostra ao mundo que há mais do que massive MIMO e RAN aberto para não apenas realmente cumprir a promessa de 5G comercial, mas também abrir o caminho para o futuro sistema Terahertz".

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar