Pesquisar
Close this search box.

No mundo da fantasia, de Jonatas Sales

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/01%20Janeiro/22/cpro%20291.jpg

Qual criança não se emociona ao ver na sua frente, em carne e osso, os super-heróis das histórias em quadrinhos ou do cinema, os personagens da Disney, a Turma da Mônica, as fadas, os príncipes e as princesas dos contos?

Pois foi pensando neste público, e por tabela os adultos, que o maranhense Jonatas Sales criou a ‘Jonatas Sales Produções e Eventos’, empresa especializada em, com seus personagens, animar festas infantis, de debutantes, formaturas e até casamentos.

“Costumo dizer que sou ator, produtor de eventos, maquiador, cenógrafo, figurinista. Quando não estou, eu mesmo, realizando alguma destas atividades com os atores que irão interpretar os personagens, estou dando opiniões junto com os outros profissionais envolvidos no evento”, disse.

O sonho de Jonatas era ser ator, tanto que, em 2001 ele fez um curso de teatro no Cláudio Santoro e lá conheceu a atriz e diretora teatral Socorro Andrade, diretora da companhia teatral Metamorfose.  

“Ela me convidou para atuar numa peça que seria encenada num barco em movimento. Foi meu primeiro trabalho como ator”, recordou.

Por mais de dez anos Jonatas trabalhou com Socorro, na Metamorfose, até que, em 2012, o rapaz resolveu montar sua própria empresa que ia além de uma companhia de teatro.

“Minha empresa tem atores, personagens e eles encenam, mas não num palco, e sim em eventos”, contou.

“De vez em quando meu lado ator fala mais alto e montamos uma peça, mas o forte mesmo da empresa são os personagens atuarem na recepção de eventos”, disse.

Esmero na produção

Atualmente a empresa de Jonatas reúne 25 moças e rapazes, entre atores e bailarinos, convocados dependendo do serviço, de acordo com o biótipo do personagem, ou personagens, solicitados pelo cliente.

Impressiona o esmero na produção dos personagens, da maquiagem à indumentária, inclusive o cuidado com as perucas.

“Eu tenho três costureiras que trabalham comigo. As roupas dos príncipes e princesas e dos super-heróis são idênticas às originais. O maquiador se esmera nas maquiagens e até as perucas recebem atenção especial. São perucas normais, transformadas de acordo com o penteado usado pelas princesas. Quando não encontramos aqui, mandamos buscar fora”, informou.

Dependendo do evento, toda a produção dos atores, maquiagem e vestir as roupas e perucas, é feita na empresa de Jonatas. De lá eles partem para as festas já encarnando os personagens.

E nesse universo de fantasias, muitas vezes, nas festas infantis, os pais se encantam até mais que as crianças.

“Teve uma festa, acontecida num sítio, aqui na estrada, que o pai pagou um helicóptero para trazer as princesas. Ele disse para a filha que elas estavam vindo diretamente da Disney. Infelizmente o tempo ruim não permitiu o vôo do helicóptero e as princesas acabaram chegando de carro”, riu.

“Já teve pai que solicitou festa com a temática rock para o filho de um ano. Acho que a festa era mesmo para o pai”, brincou.

“Outro pai contratou 20 princesas, de uma vez só, para o aniversário de um ano da filha”, falou.

Mas nem toda criança recebe os personagens com tanta credibilidade.

“Uma vez a menininha ficou me olhando e disse assim: ‘tu nem é a princesa de verdade, da Disney. Eu já vi a de verdade’. Têm outras que puxam a nossa peruca, fazem pirraça. Temos que saber lidar com vários tipos de comportamento”, contou Ana Júlia, uma das atrizes que trabalham com Jonatas.

Segmento em ascensão

“Mas a grande maioria fica tomada pela magia e acredita realmente que príncipes, princesas, e super-heróis são verdadeiros. Ficam maravilhadas, encantadas. Uma vez, num evento em Boa Vista, quando a festa acabou a garotinha, dona da festa, começou a chorar e não queria que os personagens de ‘A Bela e a Fera’ fossem embora”, contou Jonatas.

“Já temos o nosso portfólio de personagens e os tipos de atuação que podemos proporcionar para o evento do cliente, mas ele pode escolher qualquer tema. Se for algo que não tenhamos, vamos produzir e atender sua vontade”, garantiu.

Pela ordem, os personagens mais solicitados são as princesas da Disney, a Bela e a Fera, Alice no país das maravilhas, personagens da Disney, fadas e duendes.

Dados da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais) mostram que, em 2017, o mercado de festas e eventos movimentou R$ 17,2 bilhões no país. Deste total, 16% são representados por festas infantis. A pesquisa indicou ainda que os buffets estão perdendo espaço para o resgate das tradicionais festas realizadas em casa, onde a comemoração é mais personalizada e econômica. Segundo o IBGE, 20% da população brasileira é composta por crianças e, atualmente, além das festas de aniversário, entram na lista mês, aniversário e festas temáticas de super-heróis, num segmento de mercado que não para de crescer.

Contatos com a ‘Jonatas Sales Produções e Eventos’: 9 8411-1193.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar