No Dia do Professor, Assembleia realiza debate

Acontece às 14h desta terça-feira (15), no plenário da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), Sessão Especial para debater sobre a educação no Amazonas e em comemoração ao Dia do Professor

Acontece às 14h desta terça-feira (15), no plenário da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), Sessão Especial para debater sobre a educação no Amazonas e em comemoração ao Dia do Professor. A autoria do debate é do líder do PT na Assembleia, deputado José Ricardo Wendling (PT).
No dia 15 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Professor. A criação da data se deu em virtude de D. Pedro 1°, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, por meio do Decreto Federal 52.682/63. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada, por meio da lei 4.119/64.
De acordo com o deputado, o professor é o grande responsável pela formação e crescimento social da população e, mesmo com baixos salários, escolas sem estrutura adequada e livros nem sempre atualizados, eles desempenham suas atividades com dedicação e compromisso. Porque acreditam que a educação é o caminho mais importante para o desenvolvimento social e cultural de uma nação, em especial, numa sociedade que precisa construir cidadania, em que todos tenham direitos e oportunidades.

Espaço aberto

“Nessa Sessão, queremos abrir espaço para que todos os professores possam avaliar a situação da educação do Estado e propor sugestões, a exemplo do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que o governo deve enviar para a Assembleia”, afirmou José Ricardo, ressaltando que, no Amazonas, muitos são os problemas que existem.
“A educação possui hoje o maior orçamento do Estado, porém, muitas são as dificuldades em que se encontram escolas, alunos e profissionais da área, com baixo rendimento, profissionais desvalorizados, quer professores, quer profissionais da área técnica-administrativa, e escolas com pouca estrutura para o trabalho pedagógico”, relatou o deputado. José Ricardo sempre visita escolas, tanto na capital quanto no interior, verificando os problemas e cobrando soluções do Poder Público, seja na tribuna da Aleam ou por meio de relatórios enviados ao governo.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email