Pesquisar
Close this search box.

No débito, WhatsApp é a opção mais cara do mercado

No débito, WhatsApp é a opção mais cara do mercado

Quando se considera a modalidade débito da nova função de pagamento do WhatsApp, a taxa cobrada da rede social dos comerciantes, de 3,99% por transação, é a mais alta do mercado, segundo levantamento obtido pelo 6 Minutos com base no percentual praticado pelos principais operadores desse mercado.

A própria Cielo, por exemplo, parceira do WhatsApp na novidade, pratica uma taxa de 2,39% a cada transação no débito. A GetNet cobra 2%; Mercado Pago, Rede, Ton e PagSeguro, 1,99%; SafraPay, 1,88%; e C6 Pay, 1,85%.

Na segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou que vai permitir pagamentos e transferências de dinheiro direto no aplicativo. As transações poderão ser feitas entre pessoas físicas e também entre clientes e empresas (é apenas neste caso que será cobrada uma taxa de 3,99%).

Segundo o Facebook, esse percentual será o mesmo para débito e crédito, uma política diferente das outras empresas de pagamento, que diferenciam as taxas dependendo se o pagamento é debitado de forma instantânea ou se é no crédito.

No caso dos outros players, as taxas praticadas no crédito à vista são mais elevadas do que no débito: Cielo e a PagSeguro cobram 4,99%; a Ton, 4,98%; o C6 Pay, 3,89%; a Rede, 3,49%; a GetNet, 2%; e a SafraPay, 1,99%.

O Brasil é o primeiro país em que será possível transferir dinheiro para pessoas físicas e jurídicas através da rede social. A novidade foi anunciada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, dono do WhatsApp.

“Enviar e receber dinheiro é tão fácil quanto compartilhar uma foto. Estamos permitindo também que pequenos negócios façam vendas diretamente do WhatsApp. O Brasil é o primeiro país a receber o recurso. Mais novidades em breve”, afirmou Zuckerberg.

O aplicativo possui mais de 120 milhões de usuários individuais no Brasil, seu segundo maior mercado, atrás da Índia.

Como funcionará o pagamento para o comércio?

Funcionará nas modalidades débito e crédito, sem limite de valor. Nas transações de débito, o comerciante receberá o valor da venda em um dia; e em dois dias nas transações de crédito. Será cobrada do comerciante uma taxa de 3,99% por transação tanto no crédito quanto no débito.

Para realizar vendas, as empresas precisarão se credenciar à Cielo por meio da plataforma do WhatsApp. O uso da ferramenta dispensa a compra ou aluguel de máquinas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar