Nível de ocupação se recupera; rendimento cai

Um panorama do mercado de trabalho no primeiro semestre de 2013 e duas notas técnicas que investigam a dificuldade do jovem de manter uma trajetória estável no emprego. Esses são os destaques do Boletim de Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise n° 55, divulgado nesta quarta-feira (4) na representação do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no Rio de Janeiro.
Apresentado pelo diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Carlos Henrique Corseuil, o estudo aponta ligeiro desaquecimento do desempenho do mercado de trabalho metropolitano brasileiro, mesmo com os indicadores ainda situados em patamares satisfatórios e apresentando médias para o primeiro semestre, melhores que o observado no mesmo período de 2012.
A taxa de desocupação apresentou uma tendência de crescimento nos seis primeiros meses de 2013, comportamento que não havia sido observado nos anos imediatamente anteriores. A marca de 6,0% em junho ainda é das menores na história recente da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), sendo a segunda menor observada para esse mês – a menor foi justamente no ano anterior.
A população ocupada cresceu em média 1,2% no primeiro semestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma geração de 272 mil postos de trabalho. Já o rendimento médio real habitualmente recebido registrou um ganho médio de 1,5% no primeiro semestre de 2013 em comparação ao mesmo período de 2012, ficando em torno de R$ 1.875,2 e registrando o valor de R$ 1.869,2 em junho. Apesar de se manter em patamares superiores em comparação com os anos anteriores, o rendimento real aumentou apenas entre janeiro e fevereiro e entrou em uma suave trajetória de declínio desde então.
Motivado por temas como o lançamento do Estatuto da Juventude, das mobilizações sociais e da Jornada Mundial da Juventude, o Boletim investigou o trabalho do jovem.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email