Pesquisar
Close this search box.

NFC-e pode aumentar arrecadação

Na tarde desta quinta-feira (29), a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) lançou o Portal da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e também apresenta os emissores gratuitos para a emissão do documento virtual disponibilizados pela CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus). No endereço eletrônico nfce.sefaz.am.gov.br estão disponibilizadas todas as informações para o empresário, que deseja substituir o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) ou a nota fiscal em papel modelo 2 pela NFC-e. De acordo com o secretário Afonso Lobo, até março de 2014 a adesão à ferramenta será voluntária. A partir desta data, inicia-se o calendário de obrigatoriedade por grupos de atividade econômica. Ao fim do ano que vem, a secretaria estima que a NFC-e estará implantada na maioria das 35 mil empresas do comércio varejista cadastradas no banco de dados da Sefaz.

Vantagens

O secretário de fazenda explica que ao aderir ao novo modelo de notas fiscais, o contribuinte ganha com a redução de gastos, uma vez que o sistema dispensa o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) que custa aproximadamente R$ 3,5 mil. Além disso o consumidor final poderá armazenar dados de compras contidos no QR Code por smartphone ou tablet, podendo realizar a consulta do documento na página da Sefaz e emiti-lo a qualquer momento.
Já o Estado será beneficiado com o recolhimento imediato do ICMS. Afonso Lobo acredita que o emprego desta tecnologia será responsável por um aumento de 5% na arrecadação do Estado já em 2013.

Nota Fiscal Conjunta

Outra novidade anunciada pelo secretário, em parceria com a Prefeitura de Manaus, foi a unificação das notas fiscais de mercadorias e de serviços para um mesmo contribuinte.
Afonso Lobo explica que a Nota Fiscal Conjunta de Mercadorias e Serviços é uma necessidade porque existem contribuintes que além de vender mercadorias, prestam serviços, o que acaba onerando o processo.
“Não faz sentido emitir uma nota, depois outra. Nós estamos desenvolvendo, junto com a prefeitura de Manaus, esse projeto que vai simplificar a vida do contribuinte que é vendedor de mercadorias e prestador de serviços”.
O aplicativo da Nota Fiscal Conjunta de Mercadorias e Serviços já está disponível para download, gratuitamente, no Portal da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar