Pesquisar
Close this search box.

Netflix no interesse público

Netflix no interesse público

Um novo levantamento da Pulsar, empresa de análise de comunicação, mostra o impacto que a Netflix teve no interesse público sobre determinados temas em 2020. O que a análise aponta é o aumento por buscas de diferentes termos no Google após o lançamento de séries na plataforma.

Esta triangulação revela a força que a Netflix tem sobre o interesse público e, sobretudo, seus 195 milhões de assinantes. Um dos exemplos apontados pela análise é d’O Gambito da Rainha. A série com foco em xadrez fez as buscas e os comentários sobre o tema aumentarem nas redes sociais após sua estreia.

Os dados da Pulsar permitem perceber uma elevação no número de buscas sobre xadrez no Google, além do aumento do volume do debate sobre o tema em redes sociais.

Também é possível perceber o aumento do interesse e debate sobre o tema em diferentes esferas. Em setembro de 2020, a maioria das pessoas que falavam sobre xadrez era de amantes do esporte. Após o lançamento da série em outubro, este grupo se tornou minoria diante de outras esferas que mostraram interesse pelo tema.

Algo parecido aconteceu com A Máfia dos Tigres, série documental sobre a disputa entre criadores de tigres nos Estados Unidos. Após a estreia na Netflix em março deste ano, a procura por “felinos” e termos similares ganhou força substancial no Google e ganhou o debate público.

O levantamento também mostra um aumento do debate sobre as redes sociais com o lançamento de O Dilema das Redes. A produção que critica a quantidade de informações coletadas e moldagem do perfil dos usuários fez com que buscas sobre o tema disparassem.

Na semana de lançamento do filme, em setembro, o debate sobre redes sociais apresentou um pico de interesse, mas não se manteve ao longo do ano.

Por fim, o relatório também aponta outro fenômeno de interesse por Michael Jordan depois da estreia do documentário The Last Dance em abril deste ano. Nas semanas seguintes ao lançamento, 20 dos 30 termos nos trending topics foram relacionados ao ex-atleta. A análise foi divulgada pelo site The Next Web e engloba dados de busca mundiais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar