7 de maio de 2021

Nesse início de ano, decida como investir seu tempo

Se você quer minimizar o tempo desperdiçado, trabalhar de maneira mais inteligente, maximizar sua capacidade produtiva e experimental mais tempo vital, este artigo é para você. Se quer trabalhar menos e ganhar ainda mais, este artigo é para você. Estas linhas contêm ideias e técnicas práticas.

Você não pode criar mais tempo, apenas fazer escolhas melhores. Não é necessário nem recomendável que tente aplicar todas as táticas aqui discutidas. Gostaria que você se concentrasse na porção mais “nutritiva” e frequentemente desprezada do gerenciamento de tempo: o que eu chamo de tempo vital.

Trata-se das atividades que frequentemente ficam de fora de sua agenda devido à viciadora urgência do viver diário. Tem-se dito que todo comportamento é uma expressão do caráter da pessoa. Quando começar a pôr em prática algumas dessas recomendações, você se sentirá livre para se envolver com seu tempo vital, o que, por sua vez, permite você lembrar quem você é e aquilo em que acredita.

Lembre-se: o intuito do gerenciamento de tempo é melhorar a qualidade e o equilíbrio da sua vida, não simplesmente acelerá-la.

Mudança de hábitos

Todos os seres humanos têm a inclinação natural de resistir a mudanças, e nada é tão desafiador quanto mudar um hábito ruim ou derrotista. Queremos que nossa vida e nossos negócios melhorem, mas às vezes não estamos muito dispostos a mudar. Lembre-se disso: se qualquer área da vida precisa melhorar, você precisa melhorar. Isso significa que você deve estar disposto a substituir hábitos ruins por hábitos de sucesso e por alto desempenho.

Independente de quem você seja, seu progresso e seu sucesso na vida dependerão, mais do que qualquer outro fator, de como investe as 24 horas com as quais é abençoado a cada dia. 

De fato, ao contrário da crença popular, não são apenas as pessoas mais talentosas, bem dotadas, de melhor educação, cheias de posses ou mais favorecidas que alcançam resultados surpreendentes na vida. Não são também as mais inteligentes, as que trabalham mais ou as mais criativas. O sucesso na vida vem de uma única coisa: decidir exatamente o que se quer realizar e então optar deliberadamente por investir minutos e horas da vida fazendo apenas o que o colocará no rumo de seus objetivos.

Lembre-se de que, quer queira admitir ou não, muitas pessoas são até mesmo mais ocupadas que você, mas realizam mais a cada hora, a cada dia. Obviamente elas não possuem mais tempo, simplesmente tiram mais proveito do tempo que dispõem. Você também pode fazer exatamente isso!

Sua autoimagem afeta como você gerencia o tempo

Para criar tempo vital, você deve entender como a autoimagem afeta a capacidade de fazer melhor uso da vida. A autoimagem afeta o gerenciamento do tempo porque, ao acreditar que é capaz de usá-lo bem, você se sente no controle, em vez de apenas reagir às pressões externas. Você tem a habilidade de organizar os fatos da vida de modo que eles façam sentido. O primeiro passo para tornar-se uma pessoa no controle, um notável gerente do próprio tempo, é explorar e melhorar a autoimagem.

Sempre agimos de maneira consistente com a imagem que temos de nós mesmos. Se você se vê como alguém totalmente ocupado, com coisas demais para fazer, alguém desorganizado ou que trabalha muito, sua tentativa de dominar o tempo será inútil. Uma autoimagem deficiente algema as habilidades e obstrui os esforços de controlar o tempo. De fato, você não pode esperar que seu comportamento seja diferente do que sua autoimagem revela, assim como não pode esperar tirar uma torta de maçã do forno em que colocou um bolo de chocolate. Você só retira o que você colocou.

Uma mudança em sua terminologia muda a autoimagem. Uma mudança na autoimagem muda a atitude. E uma mudança na atitude muda as ações.

Como diz Hamlet: “assuma uma virtude se você não tiver nenhuma”. Se começar a agir como um excelente administrador do tempo, realmente fazendo de conta que já é um modelo de eficácia pessoal, os hábitos se incorporarão a sua vida. Em pouco tempo você se tornará de fato um excelente administrador de tempo.

O tempo da sua vida

Sempre existe tempo suficiente para alcançar o que Deus deseja que você realize. Esse conselho me foi passado bem no início da vida. Parece meio estranho, mas ele expressa uma grande verdade.

Nunca há tempo suficiente para fazer tudo, mas há tempo suficiente para fazer as coisas certas. Determinar quais são as poucas coisas certas pode ser bastante desafiador, especialmente quando estamos cercados por uma avalanche de tendências e sugestões culturais de curto prazo. O ruído da sociedade moderna pode sutilmente distrair e desviar até mesmo a pessoa mais delicada. Um dos aspectos mais curiosos da natureza humana é que não conseguiremos encontrar tempo para estabelecer proativamente as prioridades, mas vamos desperdiçar ainda mais tempo lidando reativamente com as confusões inevitáveis criadas por tal negligência. 

Você está vivendo com um propósito claro neste momento? Essa pergunta tem tudo a ver com gerenciamento de tempo.

Ao considerar uma oportunidade perguntando “como isso me afetará nos próximos 10 ou 20 anos ou até além disso?”, sua tendência será sentir-se bastante satisfeito com as decisões que toma. Em contrapartida, seus maiores arrependimentos frequentemente se originam quando você leva em conta apenas um pequeno período de tempo, como um ano, um mês, uma semana ou até mesmo os próximos 15 minutos. Reflita por um momento nas escolhas que, se pudesse, gostaria de desfazer, por terem sido induzidas por uma perspectiva de curto prazo.

Depois de optar por uma perspectiva de longo prazo, é fundamental cercar-se de outros indivíduos que compartilhem de sua forte dedicação às mesmas prioridades. Com o passar do tempo, e às vezes bem rapidamente, assumimos os valores, hábitos e atitudes das pessoas com quem passamos a maior parte do tempo. Se os amigos e colegas de trabalho são acomodados em questões importantes para você, é apenas uma questão de tempo até que você sofra a mesma influência. Com quem você está investindo a maior parte do tempo?

Reserve um momento para analisar sua vida e determinar as prioridades. Quais são as cinco prioridades da sua vida e como estão ordenadas? Você coloca o trabalho antes da saúde? Coloca os filhos antes do casamento? Permite que o excesso de ocupações o impeça de ter tempo de qualidade com sua família? Você deixa algum tempo para Deus?

Boa semana e bom ano!

Fiquem todos com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email