Pesquisar
Close this search box.

Negócios online crescem mais

Negócios online crescem mais

As vendas varejistas realizadas pela internet seguem em expansão no Brasil. No mês de dezembro de 2020, elas registraram alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento, considerando a mesma base comparativa, teve crescimento de 55,74%.

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie.

“Mesmo com a flexibilização e a abertura das lojas do varejo físico para um cenário mais semelhante ao observado antes da pandemia, os dados de dezembro comprovam que as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros. O forte crescimento das vendas de Natal ajudou para que o resultado consolidado do ano realmente fosse um sucesso para o setor”, afirma o coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e fundador do Neotrust/Compre & Confie, André Dias.

Apesar da boa evolução, as vendas no e-commerce registraram queda de 27,16% na comparação entre dezembro e novembro de 2020. No acumulado do ano, por sua vez, elas fecharam com índice positivo: a tal foi de 73,88%.

Maior alta foi no Nordeste

Considerando-se separadamente as regiões brasileiras, o Nordeste foi aquela que registrou os melhores índices em dezembro, com alta de 77,63% nas vendas do varejo eletrônico. Em seguida, aparecem Sul (66,22%), Sudeste (48,32%), Centro-Oeste (46,99%) e Norte (39,25%). No ano, mais uma vez, o destaque ficou para o Nordeste (alta de 100,34%), seguido por Sul (79,22%), Norte (73,24%), Centro-Oeste (72,87%) e Sudeste (68,74%).

O faturamento do comércio eletrônico, na comparação entre dezembro e novembro, também registrou variação negativa, neste caso de 38,06%. Mais uma vez, no acumulado do ano, houve alta – de 83,68%.

O e-commerce representou, em novembro de 2020, 14,4% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, a participação do e-commerce no comércio varejista correspondeu a 9,3%. Esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 15 de janeiro.

De acordo com a mesma pesquisa, em novembro, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,8%); móveis e eletrodomésticos (25,9%); e tecidos, vestuário e calçados (11,8%). Na sequência, aparecem artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,5%), outros artigos de usos pessoal e doméstico (7,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%).

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online, o que representa uma alta de 0,5 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior (17,9%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (13,7%), houve crescimento de 4,7 pontos porcentuais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar