Pesquisar
Close this search box.

Negócios com produtos e serviços de climatização em alta

Andréia Leite

@andreiasleite_    Face: @jcommercio

As temperaturas elevadas têm impulsionado a procura e as vendas por produtos para climatização. Na passagem de junho para julho essa movimentação já era observada pelas redes varejistas da capital. Somente este mês, houve um aumento de quase 20%  em apenas poucas semanas do início do tradicional verão amazônico frente ao mesmo mês do ano passado as vendas chegaram a 17,7%.

Segundo o presidente do Sindivarejista-AM, Teófilo Gomes, a tendência deve ser ainda maior nos próximos meses, e a expectativa é um impulso significativo até o mês de novembro, quando inicia o período de chuvas na região.

“O consumo de aparelhos para refrigeração nesse período é inquestionável você verifica as grandes ofertas das empresas comerciais de aparelho, não resta a menor dúvida”, confirma.

Ano passado, conforme ele, havia uma grande oferta de ar-condicionado de janela e do modelo split, que praticamente tem pouca diferença de preços entre um e outro, apenas o processo de instalação. “A demanda no período cresce bastante e vai continuar independente da sazonalidade, pois  existe uma grande necessidade das pessoas refrigerar o ambiente, ainda mais no clima de Manaus, que mesmo em período de chuva, é abafado”, avalia.

O superintendente comercial da TV Lar, Humberto Oliveira, prevê um crescimento de 20% 

nas vendas da linha de produtos para climatização. Os ventiladores devem liderar as vendas com incremento de 30%. O modelo split deve vender 25% a mais, em comparação ao ano passado. “Estamos com  os nossos estoques preparados para atender as necessidades das famílias durante o período do verão. Existe uma negociação com fornecedores para garantir os melhores preços. Durante esse período nós vamos estar atendendo os consumidores com preços negociados, garantindo os menores valores”. 

Ele lembra que, no início do verão no ano passado, os modelos de ar-condicionados de janela  tiveram crescimento na procura entre 10% a 15% em relação a 2020. Os condicionadores de ar modelo split correspondiam a 5%.  “O verão justifica a demanda pelos produtos relacionados ao verão, como refrigeradores e ainda os ventiladores que continuam responsáveis por grande parte das comercializações”, detalhou.

Ele citou que é possível perceber uma migração dos condicionadores de ar de janela por splits, principalmente nos splits de 12.000 e 18.000, o que foi tendência em 2021. “O consumidor está mais propenso a comprar de uma potência maior para atender melhor a sua necessidade. Em relação aos ventiladores, os tipos com estruturas de coluna, é um produto com tendência de crescimento bem significativa, só ele segue sustentando uma alta de 60%”.

O gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos de Manaus, João Costa, destacou que as vendas estão aquecidas respondendo a um aumento de 20%. “O volume de comercialização este ano deve superar os números do ano passado. Geralmente a partir do mês agosto esse volume dá um salto.  Estamos confiantes num semestre de incremento significativo”. 

Comparativo

O número da varejista aponta que de janeiro a março do ano passado, os ventiladores foram responsáveis por um aumento entre 40% a 60%. Já os aparelhos de ar-condicionado, tiveram um crescimento de 20% a 80%, com retomada no mês de julho. 

Indústria também otimista

A Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) projeta alta nas vendas de ar-condicionado para o segundo semestre de 2022. A perspectiva do segmento está associada à chegada do verão amazônico que impulsiona a procura pelos produtos, além da indústria ampliar as produções para atender a demanda. 

De acordo com o presidente da Eletros, Jorge Nascimento, na produção de ar-condicionado para região Norte, a expectativa de crescimento é positiva devido à crescente demanda no período. “Até para poder compensar uma queda que está tendo no setor nos cinco primeiros meses na ordem de 36%. O verão amazônico pode proporcionar uma melhor perfomance”. 

Fatores como a redução no preço gerada pela maior concorrência entre as fabricantes com a oferta de produtos diversificados também tem mudado o comportamento do consumidor. Para a Fieam,  os condicionadores de ar agregam novas tecnologias à funcionalidade e proporcionam maior eficiência de refrigeração com a garantia de maior economia no consumo de energia elétrica.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar