Cérebro preguiçoso, manhã nublada com uma forte tendência a chover, vésperas do Dia Internacional da Mulher, diante de uma breve varredura mental, entre os últimos acontecimentos da semana, e nada de inspiração, eis que o telefone toca, exatamente as 5h49; do outro lado um cliente – franqueador de uma marca local que prestamos consultoria, marcando uma reunião para as próximas horas do dia. Consequentemente motivo de inspiração deste nosso encontro, pois acredito que muitos desconhecem o termo franqueador –oriundo da modalidade de negócio denominado franquia.

Mercado movimenta milhões
Conhecido comumente como franchising ou franquia, este mercado vem movimentado cifras milionárias com recordes constantes de movimentação, algo em torno de 3 vezes superior ao PIB brasileiro. Paralelo a isto, marcas famosas passaram a multiplicar seus métodos e know-how de forma interrupta, agregando valor as mesmas, gerando oportunidades diferenciadas de emprego. De maneira prática significa dizer que o empreendedor com expectativa de abrir seu próprio negócio, pode se colocar debaixo de um grande guarda-chuva que lhe dará toda cobertura e estrutura necessária para desenvolver um negócio que já existe e foi anteriormente testado, tido como negócio de sucesso.
Pautado ainda, para distribuição de produtos e serviços, direcionados a expansão territorial e conquista de novos mercados, unindo interesses de dois parceiros que trabalham sob um único sistema, buscando sucesso e lucro mútuo.

Franchising , conceitos fundamentais
Antes de iniciar um processo de análise de uma oportunidade de franchising é preciso conhecer alguns dos conceitos normalmente utilizados.
Franqueador: Empresa que desenvolveu um conceito de negócio completo e, após testá-lo com sucesso, concede a terceiros o direito de explorar sua fórmula de operação, bem como utilizar a sua marca.
Franqueado: Pessoa ou empresa que compra o direito para a abertura de uma loja/unidade individual.
Taxa de Franquia: Valor que se paga pela adesão à rede, normalmente na data da assinatura do contrato. Em parte, esta taxa cobre os custos que o franqueador teve para atrair, selecionar e formar o candidato, bem como outros custos que terá até a abertura da loja. Além disto, a taxa de franquia funciona como uma espécie de jóia paga pelas vantagens de se tornar membro de uma cadeia já estabelecida no mercado e pelo direito ao uso da marca
Royalties: Valor pago todos os meses, normalmente através de uma percentagem sobre o faturamento, pelo uso contínuo da marca e pelos serviços de apoio prestados pelo franqueador.
Taxa de Publicidade: Contribuição que todas as lojas fazem para um fundo comum a ser aplicado na promoção da marca e dos produtos da cadeia. Não deve ser vista como uma fonte de lucro do franqueador, que deve geri-la e justificar sempre a sua correta utilização.
Contrato de Franquia: Peça final que deve espelhar com exatidão a relação franqueado – franqueador. O principal conselho a ser dado é o de pedir sempre o apoio de um advogado.

Circular de oferta de franquia
A Circular de Oferta de Franquia, também conhecida por COF, é o documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede. Este documento é formal e deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do pré-contrato de franquia, caso o candidato realmente decida investir na franquia em questão.

Foco da Semana:
“É impossível vencer uma corrida a menos que se aventure a correr, é impossível conseguir a vitória, a menos que ouse batalhar. Nenhuma vida é mais trágica do que a do indivíduo que acalenta um sonho, uma ambição, sempre desejando e esperando, mas nunca dando uma chance a si mesmo para alcançá-los.”
Richard Davos
Fundador da Amway Corporation

Up & Na berlinda:
Up!
•Franquia Gosto Gostoso

Comentário: Vem se

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