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Negociação, uma dose de persuasão, perspicácia e conhecimento

Nossa conversa semanal traz à tona um assunto deveras instigante no meio corporativo do mundo relacional do ato de vender e prestar serviços àquele que enche de alegria e positivação os gráficos do crescimento. É ele que torna os nossos dias mais estimulantes. Com a palavra sua majestade, o comprador-cliente. Quando se trata de atendê-lo bem, construir uma imagem positiva na cabeça deste consumidor, algumas medidas devem ser previamente tomadas antevendo fatores que se insurgem no caminho do negociador. Caso contrário, a trajetória de fracassos na relação cliente-empresa ou comprador-fornecedor poderá tornar-se constantes, uma incógnita à sobrevida de grandes e pequenas empresas deste país. As mudanças e quebras de paradigmas estão acontecendo in real time nos quatro cantos do planeta. É bom que se diga que caso o profissional não corrija os erros cometidos, estará contribuindo para o insucesso da empresa, e consequentemente para seu desemprego. Se não vejamos. Boa leitura.

Não saber negociar é perder fatias de mercado
Neste dias de em que empresas estão tratando o profissional pela medição de suas performances, via gráficos de desempenho diário, é imperioso repensar conceitos e formas de trabalhar valendo-se de formas mais eficientes de negociação, pois a concorrência anda ferrenha e acirrada. E o que é mais relevante, não tem dado trégua. Assim, não tratar o seu autodesenvolvimento com dedicação e uma boa dose de conhecimento e experiências práticas, têm sido o calcanhar de Aquiles de muitas companhias. Os prejuízos de comportamentos tidos amadores são incalculáveis. Há distribuidores contabilizando perdas expressivas de fatias de mercado por conta de atitudes anti-profissionais. Muitas empresas de vários segmentos, inclusive de distribuição e vendas, estão com pires na mão tentando uma solução para reverter quadro em que se encontram.

Corrigir comportamentos nocivos
ao fechamento da negociação

Conforme nossa percepção e de alguns autores e especialistas como Carvalhal, da MVC, Augusto Wanderley, da FGV, no quesito negociação, eles concordam em um ponto: estamos sempre negociando alguma coisa, de alguma forma ao longo de nossas vidas. E o que é mais importante é que precisamos lograr êxito em nossas demandas diárias. Caso contrário, se ficará mal na foto quando do balanço final das horas produtivas capitaneadas de forma on-line pela chefia imediata. As chances de errar numa negociação são inúmeras, mas também há espaço para os acertos. Neste particular vamos conhecer algumas recomendações para se correção de alguns comportamentos ditos nocivos no instante exato do início e fechamento de uma negociação.

Algumas percepções para balizar
a construção do êxito do negociador

Por certo não construiremos nenhuma receita de bolo, mas desejamos acrescentar algumas percepções que possa trazer um pouco de clareza ao dia-a-dia dos profissionais da área de atendimento. O mais importante é ir além da teoria. A prática vai nos balizar se estamos procedendo com assertividade ou não.
Vamos a elas. Enumeramos algumas pérolas. Teste-as para seu próprio desenvolvimento: Prepare-se emocionalmente antes de sua investida; conheça bem o terreno e o produto que se está oferecendo; dedique tempo na preparação de uma oferta de negócios; faça a lição de casa todos os dias; aprenda a fazer cálculos com rapidez; esteja atento aos sinais gestuais; evite fazer concessões logo no início da conversa; faça simulados dos pontos críticos; faça perguntas inteligentes; mantenha postura firme, seja racional no confronto; seja observador, verifique as condições ambientais para um argumento; evite elevar a temperatura; não subestime a concorrência, tenha sempre um plano “B” na manga, você vai precisar.; faça um roteiro de argumentos que possam dar sustentação ao fechamento; não embarque no estresse do comprador; use o tom de voz conforme a percepção,etc.

É preciso estar antenado com as mudanças
Muitos

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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