Pesquisar
Close this search box.

Necessidade ou Oportunidade?

Necessidade ou Oportunidade?

“Um estudo do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou um aumento do empreendedorismo por oportunidade no Brasil, em paralelo à queda nos novos negócios abertos por necessidade. Entre os novos empreendedores brasileiros, 61,8% disseram que abriram o próprio negócio por ter identificado uma oportunidade de mercado. É o melhor resultado desde 2014 e mostra que tem havido um aumento gradativo, segundo a pesquisa”.

Este é um trecho de uma matéria da UOL, de Fevereiro de 2019. Ainda não consegui encontrar nenhuma pesquisa que nos mostre o atual cenário pós covid, porém, estamos em um momento delicado em que muitos, diante da recessão agravada pela pandemia, enxergam como única opção o empreendedorismo. Como você bem sabe, existem literalmente milhares de oportunidades de negócios para começar e observando o panorama atual, pode-se dizer que por necessidade somos obrigados a procurar uma alternativa para fugir da crise. 

Agora, para quem não sabe, a necessidadeé a voz que fica martelando dentro da cabeça daquelas pessoas que querem sair da carteira assinada e por não encontrarem recolocação adequada ao seu perfil, preferem ser dono de seu empreendimento e seu próprio chefe. Assim, começam a procurar por ideias de negócios vislumbrando a satisfação pessoal, profissional e claro financeira. Inclusive estava lendo um artigo do empresário Elder Bolson, autor do Livro “Tchau, Patrão!”, que dizia que depois de conversar com vários empresários ele percebeu que a motivação principal para empreender não era o lucro, e sim “a busca por satisfazer um sentimento de realização, para poder mostrar para parentes e amigos todas as suas potencialidades como pessoa”. No geral, este cenário de crise nos obrigou a tentar sobreviver fazendo algo que nos seja prazeroso.

Analisando essa corrida contra o tempo, reuni alguns passos interessantes para ajudar quem está nesse processo de avaliação dos prós e contras. Vamos falar sobre isso?

Oportunidade

Empreender envolve um processo sistemático e metódico, no qual destaco o reconhecimento de uma necessidade, que depois de identificada, terão os seguintes passos:

– A elaboração de um planejamento cuidadoso;

– Uma pesquisa completa do Mercado;

– Encontrar a dor, o vazio que será suprido pelo seu potencial produto;

– A possível criação do produto ou serviço para atender a demanda detectada.

É mais ou menos assim, você escolhe o campo de negócios em que está mais interessada, depois pesquisa os diferenciais que você pode oferecer, detectando os prós e contras de investir nessa área e vislumbrando necessidades não atendidas na forma de produtos, serviços, preços, etc. Em seguida, você pode continuar analisando a concorrência e ver como o modelo de negócio deles funciona.

É importante se questionar:

• Qual o comportamento padrão desse consumidor?

• É uma área que muda muito rápido, como equipamentos eletrônicos por exemplo?

• É uma área sazonal, como venda de material escolar ou tem muita concorrência como lojas de roupas ou lanchonetes?

• Com que frequência as pessoas utilizam esses produtos?

À partir dessa análise você poderá começar a fazer seu plano de negócios, reavaliá-lo e determinar quanto capital você precisará.

Lembre-se de pesquisar sobre “plano de negócios”, o Google é sempre uma ótima opção para entender um pouco mais sobre o assunto. Em seguida você pode começar a procurar algum sócio disposto a financiar seus projetos ou dividir as despesas.

É muito comum empreendedores iniciarem com o dinheiro da venda ou refinanciamento do próprio carro. Há casos em que o cartão de crédito acaba sendo o financiador e há situações em que o empreendedor recebe ajuda financeira de algum amigo ou parente. Aqui, vale uma dica, empréstimos para financiar negócios não validados pode ser um erro. Pense muito se essa é sua única opção. Empreender é uma atividade obviamente trabalhosa e demorada, além de potencialmente cara, mas um planejamento cuidadoso antes de iniciar o negócio reduzirá bastante seu risco de falir antes de “começar”.

Siga sua Paixão

Outro caminho para o empreendedor é a filosofia “siga sua paixão”. Essa pode ser uma excelente maneira de iniciar seu próprio negócio, sem ignorar, no entanto, que muitas pessoas também já fizeram o que amavam e mesmo assim não tiveram sucesso. Essa abordagem o despertará, por meio da autodescoberta e observação sobre qual tipo de tendência você se identifica. Reflita muito sobre o que realmente lhe interessa e procure maneiras de transformá-lo em algo lucrativo. Toda história de sucesso envolve luta, sacrifícios, caixa no vermelho, contas a pagar e muitas vezes o investidor só conseguirá respirar depois de 2 anos ou mais. Tenha em mente que você precisará de recursos e de constância para conseguir segurar a barra até a empresa caminhar tranquilamente. A intuição também é um aspecto importante nessa abordagem. Quem sabe a ideia que surgiu casualmente enquanto levava seus filhos para a escola, poderá ser uma excelente oportunidade de negócio que te levará ao sucesso?

Pensar sobre essas duas abordagens pode ajudá-la a descobrir quais oportunidades empreendedoras você deverá buscar. Embora não sejam à prova de falhas, elas poderão aumentar suas chances de sucesso nesse mundo altamente competitivo dos negócios. Aproveite o momento e comece hoje mesmo a sua jornada.

Raquel Omena

é especialista em negócios digitais, editora da coluna Mais Empresárias
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar