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Navegação como fator de desenvolvimento histórico da Amazônia

A navegação fluvial tem sido, de modo incontestável, o principal apoio de sustentação e de desenvolvimento da economia amazônica, As necessidades e o perfil do homem amazônico, em que o rio determina a condição de viver. Seu valor decorre da sua natureza essencial para o desenvolvimento de toda a região.
Seu caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social é essencial, porque é condicional de outras atividades que sem ela não se viabilizam e dependem desse tipo de transporte, caso específico do PIM (Pólo Industrial de Manaus).
É estratégico, porque é básico para o desenvolvimento, dado que, sem o transporte, estrangula-se o processo produtivo. Do ponto de vista econômico, constitui um suporte de toda a atividade produtiva, estratégico pela sua eficiência, de baixo custo.

Competitividade no mercado interno e fora do Estado
Os produtos aqui produzidos podem chegar ao mercado consumidor com preços competitivos e equivalentes aos similares importados pela sua confiabilidade, efetiva disponibilidade, podem induzir ou restringir políticas econômicas do governo.
Do ponto de vista social, é um direito fundamental das populações ribeirinhas manterem-se com bens e produtos em condições dignas, terem custos compatíveis com o ganho do seu trabalho. O interior amazônico é a região de mais baixo nível de renda do país.

A Zona Franca de Manaus
A ZFM (Zona Franca de Manaus) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
A mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento regional, o modelo leva à região de sua abrangência (Estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá) desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida às suas populações.
A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui mais de 450 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos. O pólo agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeiras entre outras.

Sistema rô-rô caboclo
Frota moderna e adequada ao atendimento da demanda; fluxo de carga com expressão significativa; melhor desempenho por maior velocidade dos comboios; especialização e modernização dos terminais próprios com operacionalidade permanente; elevado grau de profissionalização e organização gerencial dos operadores; oferta de fre­quência com programação e saídas diárias; modernização através do desenvolvimento da intermodalidades entre o fluvial, rodoviário, aéreo, rodo-aéreos e rodo-fluvial. Responsável pelo transporte de aproximadamente 5 milhões de toneladas ano, o rô-rô caboclo é sem dúvida e sem exagero, o principal indutor de desenvolvimento econômico regional, sustentando toda a estruturação do processo produtivo. O desenvolvimento desse sistema, pela sua eficiência, mudou totalmente a sistemática operacional de movimentação da carga na Amazônia, reduzindo prazos de distribuição e de estoques, criando as condições básicas para crescimento de modo sustentado da economia apoiando o alto nível de produção, distribuição e consumo.

Os problemas operacionais
A navegação fluvial na região amazônica apresenta características próprias em função dos períodos de cheia e estiagem. Exceto a calha principal Amazonas/Solimões e o Rio Negro, todos os demais rios e paranás sofrem seguidas alterações nos seus leitos por assoreamento. A falta de sinalização e balizamento das passage

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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