Pesquisar
Close this search box.

Navegação Aliança espera concluir novo navio em fevereiro de 2010

A empresa Navegação Aliança espera concluir em fevereiro de 2010 o segundo navio da sua série Fundadores: o Frederico Madorin. A construção da embarcação foi contratada em novembro, com a companhia Intecnial de Erechim, e a montagem se iniciou no estaleiro da Navegação Aliança localizado em Taquari em maio.
Na semana passada, 39 pessoas trabalhavam na obra e, a partir desta semana, esse número deve subir para 56. No auge das atividades, em setembro, devem ser utilizadas em torno de cem pessoas. O primeiro navio da série Fundadores, o Germano Becker, foi lançado em 2006 e absorveu um investimento de R$ 14,5 milhões. Já o Frederico Madorin implicará um investimento de R$ 16,5 milhões.
A Navegação Aliança negociará com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) o financiamento do projeto. Por enquanto, a companhia está adiantando o investimento com recursos próprios. Enquanto o Germano Becker tem uma capacidade para transportar 5.400 toneladas, o Frederico Madorin terá uma capacidade para 4.700 toneladas.
O diretor operacional da Navegação Aliança, Ático Scherer, explicou que um dos fatores que deixou mais elevado o custo do Frederico Madorin foi o aumento do preço do aço. A embarcação pesará em torno de 1.200 toneladas, sendo que o aço representa 1.100 toneladas deste total. Scherer informa que as duas embarcações serão as de maior capacidade operando na hidrovia do Interior gaúcho.
O Frederico Madorin movimentará granéis sólidos e cargas em pallets (espécie de estrado). O navio deverá levar, principalmente, soja dos terminais hidroviários para o porto de Rio Grande e fertilizantes no sentido inverso. O navio terá 103 metros de comprimento e 15,5 metros de boca (largura máxima da baliza mestra). Carregado, poderá alcançar uma velocidade de 6,5 nós e vazio 7 nós (um nó equivale a uma milha náutica por hora ou 1.852 metros por hora).
Futuramente, a Navegação Aliança também pretende construir o João Mallmann, com capacidade para 4.700 toneladas, e encerrar a série Fundadores. Scherer argumenta que o tempo de implantação do novo navio dependerá da demanda que será apresentada pelas hidrovias.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar