Natura lidera mercado nacional

O mercado de vendas diretas oferece cada vez mais oportunidades rentáveis e, por isso, garante ao Brasil a terceira colocação no ranking mundial do segmento -perdendo apenas para Estados Unidos e Japão. De acordo com dados cedidos pela AVEVD (Associação Brasileira de Vendas Diretas), R$ 50 bilhões foram gerados em 2012 por meio de mais de 4 milhões de revendedores em todo o país. Ainda de acordo com a pesquisa, os números aumentaram mais de 40% desde 2010, quando o índice de vendas finalizadas foi de R$ 27 bilhões.
Uma das responsáveis pelos avanços nacionais é a empresa Natura, que somatiza mais de 1,5 milhão de revendedores e é líder em vendas diretas no Brasil. De acordo com o diretor-presidente da marca, Alessandro Carlucci, o resultado deste crescimento já reflete no Norte brasileiro.
“Em agosto de 2012, inauguramos o Nina (Núcleo de Inovação Natura Amazônia) em Manaus e já podemos ampliar a rede de pesquisas sobre a região”, explica. O projeto envolve instituições de ciência e tecnologia locais, nacionais e internacionais.
Outro avanço alcançado no ano passado foi o início das obras do parque industrial em Benevides, Pará, baseado em princípios ecológicos e que substituirá a atual fábrica local. “Demos importantes passos na direção da execução de nossa visão de futuro, na qual vislumbramos utilizar a tecnologia a serviço da relação da consultora com o consumidor final, de forma a promover a evolução na experiência de compra de nossos consumidores”, afirmou Carlucci.

Fora do Brasil

Confirmando a tendência de acelerada expansão, as Operações Internacionais encerraram o ano com o recorde histórico de participação na receita líquida total da companhia, representando 12,3%. Em 2012, a lucratividade das Operações em Consolidação
(Argentina, Chile e Peru) totalizou R$ 78,4 milhões e as Operações em Implantação (México e Colômbia) aproximaram-se do ponto de equilíbrio. Isso reflete no aumento do volume de produção local para cerca de 10% em dezembro e a estabilização do modelo CNO (Consultora Natura Orientadora) na Colômbia, Chile e Peru, além de ajustes na Rede de Relações Sustentáveis no México.
Em dezembro, a aquisição da marca Australiana AESOP, presente em 11 países, simbolizou mais um investimento consistente na estratégia de longo prazo. Segundo Carlucci, esse movimento dará à Natura uma maior exposição em mercados além da América Latina, permitindo ainda o compartilhamento de competências relevantes entre ambas as empresas.

Consultoras em números

Em 2012, o número total de consultoras da companhia cresceu 10,7%, atingido um total de 1.573 milhão de colaboradores dentro e fora do país. No Brasil, a rede cresceu cerca de 8%, atingindo a marca de 1.268 milhão de consultoras. Os dados foram divulgados, em fevereiro deste ano, no relatório do 4º trimestre de 2012 da companhia.
Saiba mais sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França.
No ano passado, destinou R$ 158,9 milhões e lançou 104 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 67,2%.

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