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Natura ganha aporte para inovar

Única empresa brasileira a figurar entre as 10 mais inovadoras do mundo, de acordo com ranking da revista Forbes, a Natura deu mostras de que vai aumentar os trabalhos em busca da inovação. A Finep (Agência Brasileira de Inovação) acaba de conceder à companhia financiamento recorde, no valor de R$ 205 milhões, para suas iniciativas em pesquisa e desenvolvimento, e, em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a empresa lança edital para criação de Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano.
O valor aprovado pela Finep financiará o portfólio de projetos de Inovação da Natura nos próximos dois anos, com objetivos de curto e longo prazos. Estão inclusos o desenvolvimento de novas tecnologias, considerando ingredientes da biodiversidade brasileira e técnicas de bioagricultura, iniciativas de segurança do consumidor, com pesquisa sobre novos métodos alternativos aos testes em animais, e programas de inovação aberta, que visam aproximar ainda mais a empresa dos seus principais parceiros de inovação –universidades, institutos de pesquisa e os próprios consumidores.
“Inovar faz parte do DNA da Natura. Nos últimos dois anos, nosso índice de inovação foi de 67,2% e o financiamento concedido pela Finep nos auxiliará a seguir nesse ritmo”, afirma Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura. “A visão de inovação da Natura é ampla e engloba a concepção de produtos, a gestão dos impactos ambientais e o desenvolvimento de novos negócios,” completa o executivo.
De acordo com o Glauco Arbix, presidente da Finep, “A Natura é uma empresa dinâmica e madura do ponto de vista tecnológico, além de fazer parte de um pequeno grupo, que não chega a duas mil empresas, que inova sistematicamente”.
Já a parceria com a Fapesp tem como objetivo estruturar um Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano, voltado ao desenvolvimento de estudos científicos que integram a Neurociência e a Psicologia Positiva. A intenção é entender os componentes do bem-estar humano, observando padrões culturais e sociais que serão posteriormente aplicados em novos produtos, conceitos e serviços.
Ao todo, o investimento púbico-privado nesse projeto será de até R$ 20 milhões para o período de até 10 anos, valor compartilhado igualmente entre ambas as instituições. A implantação e a condução do programa ficarão sob a responsabilidade de uma instituição de pesquisa parceira, sediada no Estado de São Paulo, a ser selecionada pelo edital, sendo possível a apresentação de propostas até 14/03/2014.
“A razão de ser da companhia está intrinsicamente atrelada à comercialização de produtos e serviços que promovam o bem-estar das pessoas, daí a razão para conduzirmos estudos nessa área”, comenta Gerson. “A Natura é a primeira empresa brasileira a lançar um edital dessa natureza, para a promoção de pesquisa e inovação em um modelo colaborativo de vanguarda, que envolve a academia e recursos públicos de fomento”.
Para o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, o Centro de Pesquisas levará ao desenvolvimento de estudos avançados, com grande potencial de aplicação. “Esta Chamada de Propostas de Pesquisa resulta de um esforço conjunto da Fapesp e da Natura para estimular pesquisa avançada, internacionalmente competitiva. Inspirado no modelo dos Cepids, o Centro de Pesquisas que virá a ser selecionado deverá abrir espaço para a pesquisa científica na fronteira do conhecimento e, ao mesmo tempo, com resultados voltados para aplicações e inovação”, diz.
Para conhecer o edital e submeter proposta, o candidato pode acessar o site da Fapesp (www.fapesp.br) ou consultar o portal Natura Campus (www.naturacampus.com.br).

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. No ano passado, a empresa destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Por conta do aumento de investimentos em inovação, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo –e primeira do hemisfério sul –no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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