Pesquisar
Close this search box.

Natal, onde o sol marca presença

Natal, onde o sol marca presença

Uma boa pedida para quem quer aproveitar o feriadão de 7 de setembro são as praias do Nordeste. Natal, capital do Rio Grande do Norte, por exemplo, é conhecida no Mundo inteiro pela presença frequente do sol.

Dizem até que em Natal só falta ele brilhar à noite. Mas escuridão tem vida curta na cidade. Antes das cinco horas da manhã o astro-rei já se ergue imponente sobre uma paisagem exuberante.

Exatamente por sua quase onipresença, o sol é o principal “garoto-propaganda” da cidade. Segundo os estatísticos locais, ele costuma estar presente em 233 dias do ano. Em média. Ou seja, em 63,8% dos dias está sol em Natal. Se o turista pegar chuva, pode ser considerado muito pé-frio.

A mesa farta também serve de atrativo para quem deseja um turismo de boa qualidade. E tudo lá e na base do camarão. Tem de todos os tipos e com todos os acompanhamentos.

Até com paçoca pode ser encontrado e, cá entre nós, vale muito a pena ser saboreado. E tem ainda com leite de coco, abacaxi, a milanesa, ao alho e óleo, e uma série de variedades de acompanhamento para fazer o famoso crustáceo dar água na boca.

Mas são as famosas Dunas de Natal que atraem milhares de turistas todos os meses. Formadas pelo forte vento que açoita a cidade o tempo inteiro, as Dunas se projetam sobre as casas. A impressão é que a qualquer momento elas vão se mover e empurrar os moradores mar adentro. E por conta do mesmo vento forte, elas mudam de posição o tempo todo.

A duna do Morro do Careca, que tem quase 110 metros de altura, é uma das mais conhecidas. Leva esse nome porque a faixa de areia aparente tem vegetação dos dois lados, formando uma careca de palhaço de circo.

Se a natureza já foi generosa, o homem procurou dar também sua contribuição. A Via Costeira, estrada de aproximadamente 10 quilômetros bem em frente às dunas, hospeda os principais hotéis da cidade.

E das praias, então, nem se fala. Em Genipabu, a pouco mais de 20 quilômetros de Natal, pode-se alugar um bugge (carro adaptado para andar na areia a partir de um chassi de Fusca) e percorrer as dunas famosas como Muriú, Jacumã, Barra do Rio e Santa Rita, entre muitas outras.

Quase todas servidas ou cercadas por lagoas nas quais os esportes ficam ainda mais radicais. Tem o “esquibunda”, onde o turista desce pela duna abaixo sentado em uma prancha de madeira; tem o “aerobunda”, uma espécie de tirolesa que faz o turista cair, literalmente sentado, na água. E vai por aí.

RESTAURANTE REABERTO

O WZ Hotel Jardins, em São Paulo, reabriu o 955 Restaurante para almoço, jantar e room service esta semana. Com um cardápio diferenciado, apenas com serviço à la carte, o almoço acontece das 12h às 15h, enquanto que o jantar é servido das 19h às 22h, atendendo hóspedes, grupos de eventos e público externo. Entre os protocolos de higiene e segurança estabelecidos no restaurante do WZ Hotel Jardins estão o distanciamento de dois metros entre as mesas, a verificação de temperatura de cada pessoa na entrada e álcool em gel disponível para higienização das mãos.

AIR CANADÁ

A Air Canada anunciou o retorno das operações da rota Toronto-São Paulo. A empresa já está com a programação pronta para a retomada dos voos para o Brasil, um dos seus mais importantes mercados na América do Sul, inicialmente com três voos semanais – AC90, terças, quintas e sábados; e AC91, domingos, quartas e sextas. O plano é que as frequências aumentem de maneira gradual para totalizar cinco voos em novembro e chegar à operação diária em dezembro. O trecho será operado em aeronaves Boeing 787-9, com 40 assentos na Business, 21 na Premium Economy e 284 na Economy.

ABAV COLLAB

A Associação Brasileira das Agências de Viagens anunciou que a Abav Collab, que acontecerá na semana do dia 27 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo, contará com 150 estandes expositores. Além disso, a entidade comemora o montante de 2.208 pré-inscritos até o momento. Conforme anunciado anteriormente pelo Brasilturis Jornal, trata-se de um evento híbrido, que visa atrair um número maior do que foi registrado no ano passado, quando foi totalizado mais de 32 mil visitantes na versão física. Um dos principais fatores para isso é a plataforma utilizada para a ação.

SALVADOR ESTRÉIA

A capital baiana foi o destino escolhido pela ABAV Nacional para marcar a abertura do ABAV Collab, evento híbrido desenhado sob o conceito colaborativo, que já tem confirmada a participação do Ministério do Turismo e das principais entidades do trade na reordenação do setor para a retomada do mercado, sob a perspectiva pós-pandemia. Em coletiva de imprensa, o Ministério do Turismo formalizou a participação com a ocupação de um pavilhão inteiro para a promoção do turismo nacional, com representações dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

EVENTO VIRTUAL

No próximo dia 10, a partir das 10horas, acontecerá o Watching the Travel World, evento virtual que reunirá lideres da indústria de viagens para debater cases internacionais na retomada do setor. Exemplos de destinos em diferentes fases da retomada das viagens serão o foco central desse encontro, que visa contribuir com empresários, profissionais e líderes públicos no desenho de suas estratégias nas áreas de: distribuição, reestruturação e fortalecimento de novos mercados. O conteúdo passa por temas como ações nos canais de distribuição e comercialização de viagens.

FESTURIS CONNECTION

Após o sucesso da primeira jornada, o Festuris Connection tem a sua segunda edição confirmada para mais um evento online exclusivo de 6 a 8 de outubro. Desta vez o tema central será “O futuro da alimentação e da gastronomia – Origem, Mesa, Turismo”, conectando as experiências e culturas de cinco países latinos: Brasil, México, Paraguai, Peru e Panamá. É tempo de refletir sobre o futuro, e também de debater e trocar experiências acerca dos desafios e das soluções para estas áreas tão importantes para a humanidade. A alimentação, fundamental para nossa sobrevivência, saúde e desenvolvimento.

PROTOCOLOS

A Azul Linhas Aéreas anunciou que está ampliando seus protocolos de higiene com a implementação do sistema de raio ultravioleta da Honeywell, o UV Cabin System, na limpeza do interior das aeronaves. A empresa é a primeira da América Latina a contar com a inovação. A tecnologia é capaz de higienizar o interior de um avião em menos de dez minutos, proporcionando mais segurança aos colaboradores e clientes. Os demais protocolos de limpeza e higienização requeridos pelas autoridades continuam sendo aplicados. Com o retorno das operações, esse sistema é muito bem recebido.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar