19 de abril de 2021

Momento de reflexão; de reunião familiar; de afeto; de agregamento; de rever amigos e, principalmente, de homenagear e render graças pelo nascimento de Jesus, o centro das comemorações de fim de ano. Há quem diga que não existem registros precisos nas Escrituras Sagradas sobre a vinda de Jesus, mas, entendam, exatidão é o que menos importa perante o sacrifício que o Emanuel realizou por todos nós, lavando o pecado e purificando os filhos de Eva. O Natal é um momento de pausa para que, juntos, possamos relembrar esse feito de tanta grandeza; solidariedade; doçura; persistência; obediência e extrema valentia. Jesus não frustrou os planos de Deus, pelo contrário, cumpriu com bravura a sua dura missão, e missão de cruz.

ETIMOLOGIA DA PALAVRA “NATAL”

A palavra “natal”, do português, já foi natalis, no latim, derivada do verbo nascor (nasceris, nasci, natus sum) que tem sentido de “nascer”. De natalis, do latim, evoluíram também natale, do italiano; noel, do francês, e natal, do castelhano, que foi progressivamente substituída por navidad, como nome do dia religioso. Outros idiomas absorveram essas influências, tal como o catalão. Já a palavra Christmas, do inglês, evoluiu de Christes maesse (Christ’s mass) que quer dizer “missa de Cristo”.

PAZ X SHALOM

Segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico, observemos as definições do vocábulo “paz”. Segundo ele: “Paz. s. f. 1. ausência de lutas, violências ou perturbações sociais; tranquilidade pública; concórdia, harmonia. 2. ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento. 3. ausência de conflitos íntimos; tranquilidade de alma; sossego”. Agora notem as definições de “shalom”. Segundo o mesmo dicionário: “Shalom. Interjeição. Emprega-se como cumprimento ao chegar, ou sair de um lugar, ou como despedida”. Etimologicamente o vocábulo “shalom” advém do hebraico e significa “paz”. Lembram da saudação muito usada por Jesus? “Que a paz esteja convosco”. Fica a dica.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email