Pesquisar
Close this search box.

Natal 2020

Natal 2020

Momento de reflexão; de reunião familiar; de afeto; de agregamento; de rever amigos e, principalmente, de homenagear e render graças pelo nascimento de Jesus, o centro das comemorações de fim de ano. Há quem diga que não existem registros precisos nas Escrituras Sagradas sobre a vinda de Jesus, mas, entendam, exatidão é o que menos importa perante o sacrifício que o Emanuel realizou por todos nós, lavando o pecado e purificando os filhos de Eva. O Natal é um momento de pausa para que, juntos, possamos relembrar esse feito de tanta grandeza; solidariedade; doçura; persistência; obediência e extrema valentia. Jesus não frustrou os planos de Deus, pelo contrário, cumpriu com bravura a sua dura missão, e missão de cruz.

ETIMOLOGIA DA PALAVRA “NATAL”

A palavra “natal”, do português, já foi natalis, no latim, derivada do verbo nascor (nasceris, nasci, natus sum) que tem sentido de “nascer”. De natalis, do latim, evoluíram também natale, do italiano; noel, do francês, e natal, do castelhano, que foi progressivamente substituída por navidad, como nome do dia religioso. Outros idiomas absorveram essas influências, tal como o catalão. Já a palavra Christmas, do inglês, evoluiu de Christes maesse (Christ’s mass) que quer dizer “missa de Cristo”.

PAZ X SHALOM

Segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico, observemos as definições do vocábulo “paz”. Segundo ele: “Paz. s. f. 1. ausência de lutas, violências ou perturbações sociais; tranquilidade pública; concórdia, harmonia. 2. ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento. 3. ausência de conflitos íntimos; tranquilidade de alma; sossego”. Agora notem as definições de “shalom”. Segundo o mesmo dicionário: “Shalom. Interjeição. Emprega-se como cumprimento ao chegar, ou sair de um lugar, ou como despedida”. Etimologicamente o vocábulo “shalom” advém do hebraico e significa “paz”. Lembram da saudação muito usada por Jesus? “Que a paz esteja convosco”. Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar