Pesquisar
Close this search box.

Nas 100 melhores empresas do país, mulheres ocupam 44% das vagas, diz estudo

A edição 2008 do estudo “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, elaborado pela consultoria internacional Great Place to Work, mostrou um aumento na participação de mulheres nos postos de trabalho nas cem melhores empresas. Em 2007, as mulheres ocupavam 44% das vagas, sendo que 32% dessas profissionais atuavam em cargos de liderança -índice que no ano de 1997 era de apenas 11%. O estudo foi divulgado na sexta-feira em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado, 8 de março.
A publicação destacou que a ascensão das mulheres no ambiente corporativo brasileiro tem tido um crescimento gradual e consistente nas melhores empresas instaladas no país. A pesquisa mostrou que em 2006 a ocupação feminina no ambiente corporativo era de 38%, dos quais 31% equivalentes a postos de chefia.
A título de comparação, ao analisar o ambiente corporativo no México, a consultoria Great Place to Work apontou que o índice de participação feminina nas cem melhores empresas daquele país estava em 41% no ano passado –16% dos cargos de direção e 31% de gerência.
Em contraponto, a edição 2008 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Estados Unidos”, publicada pela revista Fortune, apontou que as mulheres ocupam 49% dos postos de trabalho nas cem melhores e, em 38% dessas empresas, representam a maioria dos funcionários. No que diz respeito a cargos de chefia, 42% das melhores empresas norte-americanas dispõem de mulheres ocupando posições estratégicas. No Google, empresa que ocupa o primeiro lugar na lista norte-americana do Great Place to Work, 33% dos funcionários são mulheres.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar