Pesquisar
Close this search box.

Não deixe o tártaro infernizar a vida do seu pet

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/29/Foto%201%20pet%20tartaros.jpg

Já pensou aqueles dentes amarelados, enegrecidos, tomados pelos tártaros, sem contar com o mau hálito constante, exalando pelo ambiente e detectado quase por imediato por quem se aproxima. Não adianta manter o resto do corpo higienizado, sem cuidar também da boca e dos dentes dos animais domésticos.

Você precisa ter um olho clínico com a boca do seu pet. A falta de higienização regular é hoje responsável por todo tipo de doenças – estomatites, glossite (língua), enfim, uma infinidade de enfermidades periodentais que poderiam muito bem ser evitadas se os tutores tomassem os cuidados básicos e devidos.

O tártaro é a placa bacteriana ou biofilme que endurece a superfície dos dentes. O problema evolui com a idade. Por isso, é necessário cuidar desde cedo da boca dos bichinhos para evitar doenças no futuro e gastos com tratamentos, geralmente muito caros, nas clínicas especializadas.

As bactérias que se alojam na superfície dos dentes amolecem a estrutura que sustenta a região. E o resultado é desastroso. O bichinho fica desdentado precocemente, sendo obrigado a ingerir uma alimentação pastosa, especial. Então, se você não quer ver seu pet nessa situação, é melhor investir pesado na prevenção.

A escovação dos dentes deve começar desde cedo. São utilizados cremes dentais especiais, sem flúor, porque essa substância é extremamente nociva aos animais. As lojas pets têm hoje uma infinidade de produtos que se destinam para esse uso, com cores e sabores diversificados.

Se você quer ver sempre o seu bichinho cheiroso também na boca, cuide bem dos dentes dele. Que adianta ver seu amiguinho peludo, trajando roupas que viraram mimo e o deixam com uma aparência impecável se, ao menor contato, ele exalar aquele ‘bafo de onça’, tão desagradável e que pode afastar até as visitas. E também as pessoas de casa, que se mostram incomodadas com o mau hálito.

Se os pets tivessem consciência de que é necessário cuidar dos dentes, com certeza eles não pensariam duas vezes em cuidá-los devidamente. Mas como os bichinhos dependem de nós para a higienização, ficam à mercê da nossa boa vontade.

Comece, desde cedo, então, a cuidar da boca do seu pet. Leve-o periodicamente a um especialista para avaliar a sua dentição. E, se os tártaros, já tiverem invadido toda a camada que reveste os dentes, faça uma tartarectomia, um procedimento cujo preço varia de acordo com o tamanho do animal.

Mas se você, porém, fizer a escovação regular, possivelmente não precisará recorrer a esses recursos, evitando tratamentos dispendiosos e ainda doenças oportunistas.

POR DENTRO

  • Alguns animais têm mais predisposição ao tártaro. Uns possuem o pH bucal que facilita o acúmulo da placa bacteriana, assim como acontece com as pessoas.
  • Normalmente, as raças pequenas são mais propensas a ter tártaro, mas isso não é uma regra. Cachorros grandes também podem apresentar o problema, mas há cães pequenos que não têm essa tendência. Vai variar de acordo com o indivíduo.
  • Os gatos também são afetados, se a escovação não for regular, como ocorre com os cães. A única forma de evitar o tártaro (ou prorrogar o aparecimento dele, caso seja um cão ou gato com mais tendência) , é escovar os dentes diariamente.
  • A pasta de dente canina mais indicada pelos dentistas veterinários é a Virbac. Apesar de ser mais cara que outras, ela é a mais recomendada quando se fala em prevenção.
  • Lembre que, se seu cachorro tiver muita tendência ao tártaro, mesmo com a escovação,  o problema pode aparecer. Mas se os dentes forem escovados todos os dias, o aparecimento será retardado.

DICA ANIMAL

Que coceira desconfortável!

Quem ainda não viu um cachorro se coçando de forma tão intensa que chega a gemer, soltar grunhidos, seguidos de dor. Os pelos caem, dando lugar a feridas, formam-se eczemas, que acabam causando piodermite, infecção de pele. Em geral, essa coceira é resultado de alimentações irregulares, com excesso de condimento, e ainda de frango, pão, outros derivados de trigo. 

Muitos animais consomem o mesmo alimento que ingerimos diariamente. E, então, as consequências são desastrosas para os bichinhos. Portanto, prefira as rações de carne para alimentar cães ou gatos que demonstrem intolerância alimentar. Mas jamais sirva a eles o mesmo que você come, pois será um desastre. Fica a dica!

Preciso brincar, mas ninguém está disponível!

Não se esqueça, seu pet precisa se exercitar para liberar calorias e extravasar as tensões. Acontece que muitas vezes o bichinho fica confinado em casa, à espera da boa vontade do tutor, predispondo o aparecimento de muitas doenças como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Leve o seu bichinho sempre para atividades de recreação. Ele ficará mais disposto e fortalecido contra as doenças. Nossos amiguinhos precisam também se socializar e interagir com outros animais, além de outras pessoas. São práticas saudáveis que vão melhorar a qualidade de vida deles.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar