Pesquisar
Close this search box.

Não basta ser sério

Não basta ser sério

A vacinação de jovens médicos, recém-formados e filhos de pessoas reconhecidamente ricas da sociedade manauara pegou muito mal no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19. Esta geração sente a necessidade de postar cada acontecimento de suas vidas nas redes sociais e foi isso que gerou uma onda enorme de protestos e até notícias falsas envolvendo as médicas Isabelle e Gabrielle Lins, além do médico David Dallas Dias. As duas primeiras são filhas do dono da Universidade Nilton Lins, Nilton Lins Junior, e o último do ex-deputado Wanderley Dallas. Todos foram nomeados para exercer funções na Secretaria Municipal de Saúde e esta foi a justificativa oficial da Prefeitura para serem vacinados. Mas pegou mal porque vários profissionais de saúde muito mais experientes e dedicados desde o início ao combate à pandemia ainda não foram alcançados pela vacinação. Para piorar, o prefeito David Almeida (Avante) falou em publicar um decreto proibindo o registro das vacinações nas redes sociais. Foi um desastre total.

LISTA

tce-am
Divulgação

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, solicitou, nesta quarta-feira (20), que o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus encaminhem, em até 24 horas, à Corte de Contas a lista nominal das pessoas já imunizadas contra a Covid-19 e os critérios utilizados para vacinação, sob pena de multa em caso de desobediência à solicitação.

VULNERÁVEIS

Uma recomendação conjunta assinada por membros do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Estado do Amazonas, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Contas, da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado do Amazonas requereu que as secretarias de saúde do Município de Manaus e do Estado do Amazonas priorizem os trabalhadores da saúde mais vulneráveis à covid-19 na aplicação das doses de vacina já recebidas e destinadas a esse público.

RECUPERANDO

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, elabora estratégias para melhor utilizar o Microdistrito Industrial de Manaus, localizado no ramal do Brasileirinho, zona Leste. O espaço, destinado a melhorar a instalação de micro e pequenas indústrias que prestam serviço ao Polo Industrial de Manaus, há 15 anos é subutilizado, servindo atualmente como depósito de bens inservíveis da prefeitura.

PROTEÇÃO

As unidades de saúde administradas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas receberam, de março de 2020 até 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milhões de Equipamentos de Proteção Individual. O balanço corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas desde o início das notificações de casos de Covid-19 no estado. Fazem parte dos chamados EPIs: máscaras cirúrgicas, N95 e descartáveis, aventais, macacões, álcool 70%, luvas e outros.

SEM PARAR

dehs
Alailson Santos/PC-AM

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) afetou a rotina de muitos setores da sociedade, mas a Segurança Pública do Estado não parou. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros da Polícia Civil do Amazonas continuou operando em 2020 em prol da sociedade manauara realizando prisões e operações durante todo o ano. De acordo com dados da PC-AM, por meio da Gerência de Estatística, 598 ocorrências foram registradas na DEHS de março a dezembro de 2020

COBRANÇA

Representantes do Ministério Público Federal no Amazonas, em Pernambuco, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e em Sergipe encaminharam ofício ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para que o Ministério da Saúde e o Ministério das Relações Exteriores informem sobre as medidas que estão sendo adotadas para assegurar que a Fundação Oswaldo Cruz receba a matéria-prima necessária à produção de vacina contra a covid-19.

OXIGÊNIO LÍQUIDO

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) defendeu que os hospitais públicos de Manaus sejam abastecidos preferencialmente com oxigênio em estado líquido, por ser mais viável de transportar em grandes quantidades por via terrestre. A ideia é que as cargas de cilindros de oxigênio na forma de gás sejam priorizadas para os municípios do interior, com envios aéreos diários para assegurar o fornecimento do insumo.

MISTÉRIO

O vereador estreante Amon Mendel (Podemos) postou uma cobrança ao prefeito David Almeida (Avante) nas redes sociais, mas a apagou depois sem maiores justificativas. Na postagem, dizia que havia tentado vários contatos e não conseguiu. Pelo visto, o encontro aconteceu.

FRASES

“Mais amor, por favor.” Gabrielle Lins, depois de ser criticada por ter sido vacinada antes de profissionais que estão desde o início combatendo a pandemia

“Vocês estão muito nervosos. A vacina que eu tomei foi outra.” Mariana Castilho, “modelo”, depois de postar foto tomando vacina insinuando que era contra a Covid-19 e ser “cancelada” nas redes sociais

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar