Pesquisar
Close this search box.

Nações Unidas promovem curso de combate à corrupção

A ONU (Organização das Nações Unidas) realiza, hoje, no Brasil o primeiro módulo do curso Anticorrupção e Cadeia de Valor, voltado para empresas de pequeno e médio portes. Em formato online, o curso será realizado das 19h às 21h. Estão programados mais dois módulos, nos dias 18 e 23 deste mês, no mesmo horário.

O curso pretende oferecer um treinamento de integridade e anticorrupção, alinhado ao ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) da ONU número 16, que trata de instituições mais íntegras e transparentes. “O objetivo é, justamente, influenciar a nossa cadeia de valor, para que a gente possa aumentar a conscientização sobre os riscos e as mazelas de você fazer negócios que não são limpos”, disse a coordenadora do curso, Juliana Breno, líder do projeto Cadeia de Valor do Pacto Global e Regional Compliance Officer da Schneider Electric para América do Sul.

Segundo Juliana Breno, o objetivo é prático: “É demonstrar para essas empresas que elas não precisam ser empresas grandes, mas precisam ter esses princípios muito arraigados, e nós vamos mostrar como você consegue fazer isso de maneira simples”.

O módulo desta terça-feira (16) vai tratar do tema Desmistificando o duo diligence. “É uma avaliação de risco reputacional, preventiva, para saber com quem a empresa está se relacionando”, disse Juliana destacando que o intuito é não é informar uma lista de coisas que a empresa deve fazer. “É uma espécie de diga-me com quem andas para ver se eu vou junto”, explicou, brincando.

Entre os instrutores, o curso contará com Márcio Campanelli, executivo de governança e compliance, consultor e membro independente de comitês da área; Renata Ferreira, engenheira de produção e gerente de Integridade Corporativa na Eletrobras; e Marcos Rossa, gerente de Compliance da Cushman & Wakefield para a América do Sul.

Devido ao grande número de inscritos (744), a coordenadora do curso, Juliana Breno, disse que uma nova turma será aberta, no final de novembro. Para a nova turma, Juliana disse que o objetivo será sair um pouco do espectro anticorrupção e ter uma abordagem mais holística de ESG (governança ambiental, social e corporativa), ampliando o escopo para tratar também outros temas, como direitos humanos, impactos ambientais.

A meta inicial era atingir até 100 inscrições de pessoas/empresas. A primeira turma terá 100 empresas, com flexibilidade para mais 10%. Já a turma de novembro deverá ter entre 150 e 200 empresas participantes, prevê Juliana.

Para 2023, considerando a alta demanda, o intuito é fazer parceria com alguma universidade, disse Juliana, que é líder do projeto Cadeia de Valor do Pacto Global e Regional Compliance Officer da Schneider Electric para América do Sul

Nota abre Perfil

Cara a cara no TSE

Bolsonaro e Lula protagonizam a nova disputa eleitoral, mobilizando, respectivamente, seus seguidores e simpatizantes. E crescem as expectativas sobre as eleições de outubro. São tantos episódios às vésperas do próximo pleito que sinalizam o quanto será acirrada a corrida pelo Presidência. Hoje, os dois principais protagonistas devem ficar cara a cara na posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE, que acontece em Brasília.

Assessores confirmaram a presença do líder petista. Na semana passada, Moraes foi pessoalmente ao Palácio do Planalto entregar o convite para o atual presidente, recebendo garantias de sua participação na cerimônia. Além de Bolsonaro e Lula, Michel Temer e Dilma Rousseff, que recentemente trocaram farpas (divulgadas efusivamente pela mídia), também estarão no tribunal. São esperados ainda pelo menos 20 governadores de Estados na solenidade. O Brasil está de olho nesse encontro histórico.

Segurança

Ontem, Lula decidiu adiar o início da campanha, prevista para acontecer hoje no interior de São Paulo, onde o petista costumava encontrar metalúrgicos. A decisão aconteceu por falta de segurança. Os organizadores temiam possíveis atentados. O local não contém rota de fuga, o que poria em risco a vida do candidato e de seus simpatizantes. Para alguns analistas, a medida pode ser uma estratégia para fortalecer mais ainda a candidatura do presidenciável. Porém, a situação continua tensa. É fato.

Votos

A partir desta terça-feira (16), os candidatos, partidos e federações já podem pedir votos e fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Os candidatos terão 46 dias para fazer a suas campanhas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade nos meios de comunicação.

Conteúdo

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto.O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno será em 30 de outubro.

Mobilização

Alianças já estão intensificando estratégias para a corrida eleitoral no Amazonas. As últimas pesquisas mantêm a liderança do governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição, nas intenções de voto, tendo como segundo Amazonino Mendes (Cidadania) e em terceiro Eduardo Braga (MDB), que tem apoio do presidenciável Lula. No interior, pelo menos 50 prefeitos já fecharam com Lima, sinalizando uma possível vitória nas eleições de outubro. Os adversários contestam essa vantagem. É ver para crer.

Ricos

Por exigência da declaração de patrimônio pelo TSE, parlamentares que irão disputar a reeleição como deputados federais da bancada amazonense tiveram que revelar publicamente o montante de bens acumulados em seus nomes. A lista no Amazonas causou espanto aos eleitores, visto que os quatro primeiros nomes mais ricos no topo estão na casa dos milhões em posse de bens no Estado – Silas Câmara, Átila Lins, José Ricardo Wendling e Marcelo Ramos. A divulgação causou bastante impacto.

Susto

Ontem, a Câmara Municipal de Manaus interrompeu a sessão por 30 minutos após o acionamento do alarme de incêndio na Casa, causando o imediato esvaziamento do prédio. O problema aconteceu durante um reparo no telhado que acionou acidentalmente o detector de fumaça, segundo o setor de segurança do legislativo. Na ocasião, havia um debate sobre uma legislação mais rígida contra o furto de fios elétricos, um problema recorrente na cidade, gerando prejuízos. Ironias do destino.  

Concurso

O TCE-AM suspendeu, ontem, o curso da Polícia Civil para os cargos de investigador, escrivão e perito. O tribunal considerou irregular a exigência de carteira de CNH e diploma de curso superior antes da aprovação de candidatos, algo que vinha sendo contestado por inscritos e representantes de diversas categorias que se candidataram às vagas. Até a tarde desta segunda-feira (15), não foram divulgadas informações sobre como teria andamento a disputa. Há muitas expectativas sobre o assunto.

Gasolina

Em ano eleitoral vale tudo. Ontem, a Petrobras anunciou a redução de 4,8% no preço da gasolina, cujo litro vai baixar para R$ 3,53 às empresas do varejo, decisão que agrada ao consumidor brasileiro final, já tão massacrado pelos impactos dos aumentos frequentes que viam acontecendo há anos. Bolsonaro comemorou a iniciativa. Em nova divulgada pelas redes sociais, ele disse que a gasolina brasileira será uma das mais baratas do mundo. Esperamos que essa tendência se mantenha após as eleições.

FRASES

“Homens e mulheres podem trabalhar juntos para desenvolver o Amazonas”.

Carol Braz (PDT), candidata ao governo do Estado pelo PDT.

“Objetivo é influenciar cadeia de valor”.

Juliana Breno, coordenadora da ONU, que aplica curso de prevenção à corrupção.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar