Pesquisar
Close this search box.

Na capital, toda população deverá ser imunizada contra a gripe

https://www.jcam.com.br/VACINA.JPG

A partir desta segunda-feira (5), mais de 50 mil doses de vacina contra a gripe já estão disponíveis para toda população em 182 postos mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A medida foi adotada depois que o Ministério da Saúde (MS) determinou a liberação da vacina para toda a população, devido a pouca adesão da campanha em nível nacional. A capital amazonense vacinou mais de 97% do grupo prioritário definido pelo MS. A ação faz parte da 19ª Campanha Nacional de Vacinação que encerra na próxima sexta-feira (9).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a campanha segue com imunização de grupos prioritários como de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e de gestantes. De acordo com a Semsa, destes grupos ainda restam 2,09% do total de público-alvo. “Na rede municipal, há um estoque de 74.650 doses de vacina contra Influenza. Desse quantitativo, vamos resguardar as doses das crianças e gestantes, assim como a segunda dose das crianças vacinadas pela primeira vez e que devem receber a segunda dose. As demais estão disponíveis para a população em geral”, explicou por meio de nota.
A Semsa reforçou ainda que, a prefeitura mantém dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Para o grupo prioritário impossibilitado de locomoção é possível fazer o agendamento da vacinação pelo 0800-280-8-280.

Amazonas
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informou que 84% do total de doses da vacina contra a gripe disponibilizadas pelo MS para o Amazonas já foram aplicadas. O Estado recebeu 1.116.700 doses da vacina, que foram distribuídas aos municípios afirmou o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque. Ele esclareceu que o Estado não terá as doses disponíveis para abrir a vacinação para toda a população, e seguirá vacinando apenas a população dos grupos prioritários.

“Para que nós pudéssemos abrir a vacinação para toda a população, seria necessário que o Ministério da Saúde enviasse uma remessa extra de doses da vacina para o Estado e até o momento não temos informação oficial de que isso será feito”. Até esta segunda-feira (5), 84% do público-alvo do Amazonas tinham sido vacinados, ou seja, 783.092 pessoas. No Estado, a meta é vacinar 90% de uma população-alvo de 931.265 pessoas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar