Na Aleam, Cigás apresenta ações de fomento ao mercado de GNV

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) destacou a implementação de ações estratégicas de incentivo ao mercado de gás natural veicular (GNV) durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (20/09), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De iniciativa do deputado estadual Sinésio Campos, a audiência teve como objetivo debater propostas e providências para fomentar esse segmento no estado. Em sua explanação, o diretor técnico comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, explicou que o Governo do Estado, por meio da Cigás, tem a função de realizar a distribuição de gás natural canalizado para a entrega aos consumidores e que, no caso do GNV, esses consumidores seriam as bandeiras ou postos de revenda.

Ele anunciou que, em breve, dois novos postos de combustíveis começarão a operar com GNV na capital amazonense, um na Ponta Negra e outro no Distrito Industrial. “Esse movimento de abertura de postos depende do interesse de empresários para ter estrutura de abastecimento de gás natural veicular. A Cigás está apta a entregar gás natural e temos esta boa notícia para os usuários amazonenses”, comentou.

Incentivo 

Clovis Correia enfatizou ainda a ação estratégica de incentivo à conversão de veículos a GNV adotada pela Companhia por meio da realização de campanhas.  Lançada no último dia 16 de setembro, a edição 2021 da campanha “Faça a Conta. Use GNV!” tem por objetivo a concessão de 250 bônus no valor de R$ 4 mil a taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas.

Para participar, é necessário realizar primeiramente a conversão e regularização da alteração de característica do veículo junto ao órgão estadual de trânsito. Depois isso, é preciso fazer a inscrição no site da campanha (https://www.usegnv.cigas-am.com.br/), para se tornar apto à inscrição, submeter a documentação solicitada no regulamento e aguardar análise da Cigás.

“A Cigás entende que é papel de todos os atores da cadeia (de GNV) buscar fomentar esse mercado e que a ideia de incentivar a conversão de veículos é uma forma de estimular novos empresários a investirem postos de combustíveis com GNV para que este mercado possa efetivamente crescer”, frisou o diretor, ressaltando que o plano de negócios da Companhia prevê a realização de campanhas desta natureza nos próximos anos.

Durante a audiência pública, o deputado Sinésio Campos ressaltou que “a Cigás percebeu a importância da área social e está vivendo um momento diferenciado”.

Além da Companhia, a audiência contou com representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Fazenda (Sefaz-AM), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), de oficinas convertedoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Coletivo Liderança de Motoristas para o Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros através de Aplicativos.

FOTO/DESTAQUE: Divulgação/Aleam

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email