A News Corp pode demitir mais funcionários que trabalham no site de relacionamentos e entretenimento MySpace, segundo informou o “Wall Street Journal”, mencionando pessoas familiarizadas com o tema.
Caso seja efetuada, será a segunda fase de demissões do site somente nesse ano. Em janeiro, o site cortou metade do seu corpo laboral devido aos prejuízos acumulados desde o crescimento exponencial do Facebook. Nos últimos dois anos, o MySpace cortou 1.200 postos de trabalho.
A empresa também está conversando com outras do segmento tecnológico, com o possível intuito de vender o site.
Crise de usuários
O site de relacionamentos perdeu 10 milhões de usuários únicos entre janeiro e fevereiro deste ano -o que significou uma redução de 73 milhões para 63 milhões, segundo pesquisa da empresa de estatísticas na internet comScore. No mesmo período do ano passado, o número de visitantes únicos era 95 milhões.
Em janeiro, o MySpace anunciou a supressão de 500 postos de trabalho (o que corresponde a 47% de seus efetivos), assim como o fim de várias associações internacionais.
“Hoje, mudanças duras, mas necessárias, foram tomadas a fim de proporcionar à empresa um caminho livre para o crescimento sustentável e a rentabilidade”, afirmou o presidente-executivo da empresa, Mike Jones, em um comunicado.
“A nova estrutura organizacional vai nos permitir avançar com mais agilidade, desenvolver produtos mais rapidamente e atingir uma maior flexibilidade do lado financeiro”, disse Jones.
A informação já havia vazado ontem por meio do blog All Things Digital, do diário econômico “The Wall Street Journal”.
Jogando a toalha
Em novembro, executivo-chefe do site, Mike Jones, declarou que o MySpace não era mais um adversário direto do Facebook dentro da arena de disputa das redes sociais.
“O MySpace não é mais uma rede social. É, agora, um lugar de entretenimento social”, declarou ele, em entrevista televisiva ao jornal britânico “The Telegraph”.
Ele confirmou que o enfoque do site permanece em música e bandas, ambicionando um público cuja faixa etária fica entre 13 e 35 anos.
Um mês antes, o MySpace fez uma reformulação de lay-out que também incluiu a mudança do logo da companhia.
Fundado em 2003, o MySpace chegou a ser a rede social mais popular da internet, com mais de 100 milhões de usuários. O site, no entanto, perdeu espaço com o surgimento do Facebook, em 2008, cuja base de usuários já ultrapassa os 500 milhões.
Questionado sobre como o site se pareceria em 2015, disse que seria “tipo um produto móvel”. O escritório do MySpace no Brasil, inaugurado com alarde no fim de 2007, encerrou as operações no dia 1º de julho de 2009.