Pesquisar
Close this search box.

Municípios da Amazônia Legal propõem soluções para impactos da mudança climática

De hoje até sábado, 10, representantes de municípios da Amazônia estarão em Manaus para debater a inclusão da região nas negociações de mudança climática. Promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios do Brasil), a Cúpula Amazônica de Governos Locais pretende estimular debates em painéis temáticos, grandes plenárias e reuniões setoriais sobre gestão ambiental, tendo como tema central a Inclusão da Amazônica nas Negociações Globais de Mudanças Climáticas.
As soluções ambientais locais serão abordadas em discussões transversais sobre licenciamento ambiental, regularização fundiária, saneamento básico, habitação e mobilidade urbana.
A Cúpula Amazônica visa juntar forças, potencialidades e serviços ambientais para construir uma proposta concreta que não apenas valorize o patrimônio natural do bioma, mas que possa ser inserida também nos mercados internacionais de carbono, dando aos habitantes da floresta caminhos reais para conservação e desenvolvimento.
A programação inclui um painel introdutório, “Mudanças Climáticas, a Amazônia e suas Cidades”, com a participação de Carlos Afonso Nobre, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Klaus Jesper Bondam, da prefeitura de Copenhagen e Niro Higuchi, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
Entre os temas abordados nos painéis estão a pluralidade nas negociações de mudanças climáticas, as redes de governos locais e bens comuns globais dentro do enfoque do clima e da biodiversidade, o olhar da ONU (Organização das Nações Unidas) para Amazônia e as alternativas para a Amazônia dentro das áreas de ciência e tecnologia. ­Participação da sociedade civil na proteção da Amazônia, gestão da água, regularização fundiária, logística, energia e mercado internacional de carbono também estão na pauta, assim como o contraponto entre iniciativa privada e responsabilidade socioambiental.

Fóruns setoriais

O programa inclui ainda fóruns setoriais com representantes do poder público local, comunidade técnico-científica, iniciativa privada e organizações não governamentais, entre outras atividades. Como resultado da cúpula será elaborada a Carta de Manaus, a ser entregue na COP 15, em Copenhague (Dinamarca).
Durante a cúpula, será lançado o livro “Governos Locais Amazônicos e as Questões Climáticas Globais”. A obra foi elaborada por pesquisadores da região e contém informações sobre a relação intrínseca entre a floresta amazônica e as mudanças climáticas globais.
O evento acontece no Studio 5 Centro de Convenções, na avenida Rodrigo Otávio, Japiim, zona sul. Mais informações podem ser encontrada no site www.cupula.cnm.org.br

Meteorologista alerta para lições do passado

Terremotos na Ásia, tsunami na Oceania e tempestade tropical no Pacífico são notícias diárias dos jornais de todo o mundo. No Brasil, diversos municípios têm sentido os impactos de fenômenos como chuva de granizo, enchentes, seca, baixa unidade do ar e aumento da temperatura e do calor. Diante do quadro, o diretor do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Antônio Divino Moura, sugere qual a postura que deve ser tomada pelos municípios em relação a desastres ocorridos por mudanças climáticas.
Na avaliação de Moura, hoje, a meteorologia está mais preparada que no passado. “O monitoramento dos fenômenos, a previsão e a tomada de decisões pode diminuir os impactos econômicos, sociais e, principalmente, à vida”, destacou.
Para ele, fazer um levantamento das áreas de risco ocupadas pela população para desenvolver estudo e simulação é fundamental. “Fazendo simulados, a partir das situações que ocorreram ano passado, a Defesa Civil municipal fica muito mais preparada para atuar”, pontificou.
Alguns fatores têm interferido diretamente na mudança climática como, a alta emissão de gases de efeito estufa na atmosfera –gás carbônico, metano e outros. “É como se fosse colocado um cobertor a mais na atmosfera, retendo mais calor na superfície. Isso trás impacto na mudança de vento e distribuição de chuvas”, explicou.
Moura destacou também que os impactos da chuva –como deslizamentos de terras– dependem do local onde ocorrem. Segundo ele, a mesma quantidade de chuva causa efeitos distintos quando cai no oceano, em um vale, ou em um local habitado. Sobre os tsunamis e terremotos, o diretor do Inmet comentou que os fenômenos estão ligados à geofísica e às placas tectônicas de cada local. “É uma ação causada pelo deslocamento de placas” salientou.

País tropical

No caso do Brasil, Moura explicou que as regiões Sul e Sudeste normalmente são ­regi­ões chuvosas, por causa de frentes frias que vêm do Sul e têm maior residência na região. A frequência de chuva umedece o solo e causa deslizamentos. Por isso, Moura alerta, principalmente, para o fato de se aprender com o passado recente.
Ele esclarece que a meteorologia não atua na ponta com a população, e por isso é que toda a máquina administrativa deve estar envolvida, desde a Defesa Civil municipal até o governo federal. Para finalizar, o meteorologista citou os EUA como um exemplo a ser seguido, uma vez que se prepara, faz treinamentos e simulados, unindo os diversos componentes do sistema de previsão, alerta e Defesa Civil.
Diante dos aspectos de força e instabilidade dos fenômenos naturais, Moura defende que a melhor ação humana é em relação à orientação da população e o acompanhamento da meteorologia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar