Pesquisar
Close this search box.

Município implanta projeto para elevar nível do Ideb

Com baixos resultados na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) iniciou neste ano o projeto de capacitação de professores, gestores e pedagogos do município, denominado ‘Renovando o Futuro’.

No último IDEB, aplicado em 2015, o resultado obtido pelas escolas de Barreirinha foi de 3.9, e a meta projetada pelo MEC é que as escolas atinjam o mínimo de 4.2. Para o prefeito do município, Glenio Seixas (MDB), o resultado alerta para a necessidade de se propor intervenções pedagógicas, de acordo com os contextos e a realidade do local.

“Este é um resultado que pretendemos reverter com muito trabalho. Entendemos a importância da educação básica para as crianças e adolescentes por ela ser primordial para o desenvolvimento intelectual, o que impacta diretamente em suas vidas futuramente”, ressalta Glenio.

Diagnóstico

Ele disse ainda que o projeto contemplou um diagnóstico e avaliação da situação das 96 escolas, cujo trabalho foi realizado e está em fase de execução das demandas levantadas na pesquisa. “Tivemos o cuidado de fazer um estudo das principais necessidades de qualificação dos professores e outros profissionais da educação para que essa capacitação possa refletir no aprendizado dos alunos”, declarou o prefeito de Barreirinha.

De acordo com o gestor, foi contratada uma consultoria técnica para elaborar cadernos de Língua Portuguesa para trabalhar o primeiro momento da formação com os professores do 4º, 5º, 8º e 9º anos, além de cadernos com atividades específicas para os professores trabalharem com os alunos.

“Cada professor receberá seu caderno contendo atividades embasadas na matriz de referência da Prova Brasil e com abordagem nos descritores de Língua Portuguesa. Esperamos obter grandes resultados”, explicou Seixas.

Inovação

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Barreirinha, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a 1a. Formação dos Profissionais da Educação, na área urbana da cidade. O Seminário recebeu o tema “Educação de Barreirinha: Repensando o passado para inovar o futuro”.

Mais de 1 mil profissionais da educação do município, entre diretores, professores, coordenadores, vigias e merendeiras, participaram do evento. O encontro foi marcado por palestras ministradas, também, na área de Empreendedorismo realizadas por especialistas em Educação, Cultura e Gestão do Amazonas.

Entre os palestrantes, participaram ex-gestores públicos da Educação e o poeta e escritor Tenório Teles. “Reunir tantos profissionais competentes e tão importantes dentro do âmbito escolar é um grande momento. É importante capacitar os profissionais da Educação e mostra a eles a sua importância para contribuir com uma educação inovadora e de qualidade para todos os cidadãos”, afirma Glenio Seixas.

Ele exaltou a importância do seminário para a sociedade em geral, e principalmente, alunos e mestres. O prefeito disse ainda disse que o seminário abriu o ano escolar de 2018 e buscou oferecer, ainda, a todos os segmentos da sociedade e, principalmente, aos profissionais do processo educativo, um novo modo de construir o ensino público no município.

“A educação é o segmento master da vida do ser humano. Não podíamos deixar de realizar um evento desse nível e deixar de oferecer políticas educacionais para nosso município. Precisamos alavancar o setor e consolidar meios de oferecer educação de qualidade aos nossos alunos”, concluiu Seixas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar