Pesquisar
Close this search box.

Município forma turma de cuidados aos idosos

Como parte das ações destinadas a capacitar recursos humanos para melhorar o atendimento à Terceira Idade, a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com a Fundação Dr.

Thomas, vai dar início nesta segunda, 8, às inscrições para mais um curso formal de cuidador de idosos, cujas aulas têm início previsto para a segunda quinzena de março. Também na segunda-feira, às 9h, será realizada a formatura de um grupo de 70 cuidadores de idosos (entre profissionais da rede municipal de saúde e pessoas da comunidade), que iniciaram a capacitação no ano passado. A solenidade contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

A função de cuidador de idosos é reconhecida como atividade profissional pelo Ministério do Trabalho e Emprego e registrada no Código Brasileiro de Ocupações. “Esta é a primeira turma formada pela parceria entre a Semsa e a Fundação Dr. Thomas, a receber certificado de curso profissionalizante, que é reconhecido em todo o Brasil. Neste ano ainda treinaremos mais duas turmas, gratuitamente, uma em cada semestre, totalizando 140 novos cuidadores até dezembro”, adiantou Deodato.

Parceria acertada

Até 2008, os cursos relacionados aos cuidados com idosos eram organizados separadamente pela Semsa e Fundação Doutor Thomas. Somente no ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com a Fundação para oferecer um curso único e mais completo, que pudesse permitir aos alunos maior interação com os idosos, ainda durante o aprendizado, por meio de estágio, como frisou a psicóloga e coordenadora do estágio supervisionado na Fundação, Fernanda Brasil.

A coordenadora do Setor de Saúde do Idoso da Semsa, Georgina Sarkis, explica que o curso formal de cuidador de idosos é dividido em 160 horas de aulas teóricas, realizadas no Parque do Idoso, sob responsabilidade dos instrutores da Semsa, e 40 horas de estágio supervisionado na Fundação Dr. Thomas.

Os candidatos à nova turma, com 70 vagas e início previsto para a segunda quinzena de março, devem entregar envelope com currículo e cópia do comprovante de conclusão do ensino médio, na sede da Fundação, localizada na rua Doutor Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-sul. A coordenação do curso receberá os currículos durante o mês de fevereiro, no horário de 8h às 17h. Outras informações estão disponíveis por meio do telefone (92) 3634-0044.

Segundo Georgina, a Semsa oferece também o curso de “Cuidador Familiar de Idosos Frágeis”, destinado a pessoas da comunidade, preferencialmente aquelas que têm idosos em casa. Essa capacitação é ministrada por um período de dez dias e acontece nos próprios Distritos de Saúde da Semsa. O participante do curso informal não recebe o certificado profissionalizante, observa Sarkis. A programação desses cursos começará a ser desenvolvida a partir de março.

Durante as aulas teóricas os alunos trabalham conteúdos que vão desde as noções básicas de higiene pessoal até informações mais específicas, como o risco de morte por ingestão de doses excessivas de determinados remédios, por exemplo. A grade curricular é ainda integrada por disciplinas que abordam temas relacionados à alimentação saudável, exercícios físicos, fundamentos de odontologia, enfermagem, fisioterapia e psicologia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar