Pesquisar
Close this search box.

Mundo jurássico no Manaus ViaNorte

https://www.jcam.com.br/PGC3_1003.png

Feras em tamanho natural estão em exposição gratuita no espaço de compras até o mês de abril

Começou no último sábado (7) uma mostra de tirar o fôlego! O Shopping Manaus ViaNorte – no Nova Cidade, na zona Norte -apresenta uma exposição sobre o Mundo Jurássico. Os frequentadores do centro de compras irão se deparar com gigantescos dinossauros já na chegada. Um Sauropodomorpha (grupo de dinossauros herbívoros com pescoço longo) posicionado no estacionamento chama atenção, principalmente pela semelhança, que as peças apresentam em relação aos indícios que temos sobre estas feras, que viveram no final do período Cretáceo (período entre 145 e 65,5 milhões de anos atrás), há cerca de 66 milhões de anos, e causou o sumiço de todos os dinossauros não avianos.
A exposição gratuita e inédita atraiu cerca de 20 mil pessoas em sua estreia. As réplicas se movimentam, emitem sons e é possível até perceber os robôs fazendo movimentos iguais como se estivessem ‘respirando’.
Apresentação já passou por mais de 20 cidades brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Belém. Da capital amazonense elas embarcam de navio com destino a China, encerrando sua passagem pelo Brasil.
O trabalho de produção do Mundo Jurássico envolve técnicos especialistas em montagens de cenários cinematográficos, cenógrafos, museólogos e arquitetos que criaram o visual e funcionamento de todo o aparato da exposição. Os robôs gigantes controlados por computadores e montados cenograficamente encontram-se posicionados em diversos ambientes do Shopping proporcionando uma ‘viagem no tempo’, e trazendo mais de conhecimento sobre espécies como o Tiranossauro Rex, Dinossauros, Triceratops, Estegossauro, Alossauro, Paquicefalossauro, Espinossauro, Barionix e o Dilofossauro. Algumas peças chegam a medir oito metros de altura e 15 de comprimento.
“É uma exposição que vai impressionar crianças e adultos. Será sem dúvida a maior atração, o destaque da programação de eventos do Manaus ViaNorte em 2015. Realmente algo que envolve uma grande produção. Uma oportunidade rara que o shopping disponibiliza aos amazonenses, principalmente aqui da zona Norte da cidade, porque é a última exposição no Brasil”, explica a gerente de Marketing do shopping, Isabela Teles.
A exposição acontece de segunda-feira a sábado, de 10h às 22h; e aos domingos, de 12h às 22h, até o dia 20 de abril.

Geísa Fröhlich
[email protected]

Por dentro

Pássaros são dinossauros

Os animais foram extintos, mas sua lenda permanece viva no imaginário das pessoas numa mistura de realidade e ficção passando de geração em geração. Hoje, com as pesquisas arqueológicas e o progresso científico muito desenvolvido, o homem já tem um grande conhecimento sobre como eram e como viviam os seres do passado.
Embora o Tiranossauro, o Triceratops e todas as outras feras do período Mesozoico (de 251 a 65,5 milhões de anos atrás) estejam extintas, um grupo de dinossauros continua bem vivo atualmente. Os pássaros evoluíram a partir de um grupo de pequenos dinossauros terópodes cerca de 150 milhões de anos atrás. Tecnicamente falando, pássaros são dinossauros. As aves evoluíram e se diversificaram durante o Mesozoico. No final do período Cretáceo (período final do Mesozoico, entre 145 e 65,5 milhões de anos), quando todos os outros dinossauros (conhecidos como não-avianos) morreram, alguns pássaros sobreviveram à extinção e se tornaram os mais bem-sucedidos vertebrados voadores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar