Pesquisar
Close this search box.

Mulheres trabalham mais em casa

https://www.jcam.com.br/PGB4_2603.png

Pesquisa aponta que mulheres empreendem mais em casa do que homens

Empreender na própria casa tem sido a opção de muitas mulheres. De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras das Micros e Pequenas Empresas, realizado pelo Sebrae em parceria com o Dieese, 34% das mulheres que têm uma empresa trabalham em suas residências. Entre os homens, essa opção é feita por apenas 6% dos donos de negócios, número cinco vezes inferior.
De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, muitas mulheres optam por trabalhar em casa porque o empreendedorismo permite que elas trabalhem e cuidem da família ao mesmo tempo. “A cada 100 empreendedoras, 68 têm ao menos um filho e 92 fazem, também, os afazeres domésticos, que adicionam à jornada, em média, 24 horas por semana. Por isso, para elas, é mais fácil empreender na própria casa. Ao mesmo tempo em que são empresárias, são mães presentes”, afirma Barretto.
Mas para que a mulher tenha sucesso no empreendimento é preciso encontrar equilíbrio para não misturar contas e afazeres domésticos com as despesas e lucros e atividades da empresa. Mesmo operando de casa, o empreendedor deve ter em mente que seu êxito depende de muito esforço, planejamento, disciplina, definição concreta de metas e objetivos. “Não é por trabalhar em casa que o empreendedor dispõe de tempo livre para fazer o que quiser, na hora em que bem entender”, destaca Barretto.
O ideal é que a empreendedora que trabalha na própria residência estabeleça horários e rotinas a serem rigorosamente cumpridos. Ela tem de estar atenta à qualidade do produto, aos prazos de entrega e ao atendimento à sua clientela com todo profissionalismo, da mesma maneira que alguém que toca seu negócio de um escritório ou de uma loja. Se possível, é recomendado a separação dos ambientes doméstico e empresarial, ou seja, ter um cômodo da casa disponível para a empresa, de preferência com uma estrutura própria.
Há uma diversidade de negócios que se adaptam melhor ao formato home office, como salões de beleza, artesanato, corte e costura, reforço escolar, escritórios de contabilidade, publicidade, computação gráfica, consultoria e advocacia e venda de cosméticos. Antes de montar a empresa, é importante consultar os órgãos municipais e estaduais, como a prefeitura, vigilância sanitária e corpo de bombeiros. Existem regras municipais específicas para funcionamento de uma empresa em área residencial e que definem as atividades que podem ser realizadas nesse contexto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar