Pesquisar
Close this search box.

Mulheres são maioria na seguridade social

As mulheres são as maiores beneficiárias dos recursos previdenciários no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, em dezembro do ano passado, dos 25 milhões de benefícios concedidos, 57% foram para mulheres. O volume de pensões recebidas em dezembro por mulheres ficou 86,5%, cabendo aos homens 13,5%.
Elas ficam também com as maiores pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma vez que o valor do benefício reflete o que seus maridos ganhavam quando estavam vivos.
Em dezembro, a maioria das aposentadorias concedidas por idade também ficou com as mulheres, 61% do total, enquanto os homens ficaram com os 39% restantes. No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, no entanto, os homens foram maioria. Eles ficaram com 73% do total e elas, com 27%.
Na zona rural, 69% dos benefícios (7,9 milhões no total) pagos em dezembro foram para mulheres, que receberam R$ 1,68 bilhão. O benefício foi criado pela Constituição de 1988, pois até então a mulher da zona rural só podia receber pensão em caso da morte do cônjuge. Segundo o ministério, a extensão do benefício mulher ampliou o processo de redistribuição de renda no país propiciado pelo pagamento dos benefícios previdenciários.
De acordo com o Ministério da Previdência, houve aumento da proteção social das mulheres trabalhadoras, no período 2006-2007 conforme revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A proteção mulher ocupada, com idade entre 16 a 59 anos, aumentou de 61,9%, em 2006, para 62,8% em 2007, passando de 21,6 milhões para 22,3 milhões de trabalhadoras, ou 3,2% a mais no período.
O número de mulheres que comandam famílias também subiu. Em 1996, eram 18,6 milhões e, no ano seguinte, 19,8 milhões, com aumento de 6,9%. “O aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho e a redução das desigualdades entre trabalhadores e trabalhadoras têm contribuído para ampliar a importância feminina no cenário econômico e social do país, bem como sua posição na vida familiar”, destacou o Ministério da Previdência Social, em informe.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar