Pesquisar
Close this search box.

Mulheres indígenas no empreendedorismo e empoderamento feminino

Mulheres indígenas no empreendedorismo e empoderamento feminino

Tucum, arumã, palmeiras, argila, penas, sementes e muitos outros insumos são as matérias-primas que as empreendedoras da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN) utilizam para produção de bolsas, roupas e outros produtos têxteis, que estão entre os mais vendidos pela associação. E muito mais que produzir, comercializar e gerar renda à essa comunidade, essas mulheres ganham novos espaços na sociedade e despertam o sentimento do empoderamento, o que dá gás  e motivação para outras conquistas!

O conhecimento cultural e tradicional dos povos indígenas da Amazônia é fundamental para que os insumos sejam manejados sem desmatar o meio ambiente. As matérias-primas para a confecção dos produtos são todos provenientes da floresta amazônica, que são manejados de forma única com respeito e sustentabilidade. Coisa que o tal homem branco parece ainda não ter aprendido muito bem!

Apesar de parecer uma iniciativa com pouco resultado na economia local, a associação sabe muito bem ser representativa e atuante, promovendo parcerias que contribuem para a perenidade da cultura indígena e do negócio, divulgando a tradição e costumes desses povos. Uma delas, tem sido por meio da contribuição e apoio do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) à plataforma Lady´s Mall, uma vitrine virtual que ajuda mulheres do planeta a se conectarem e juntas venderem produtos, serviços e fortalecerem o networking.  Para conhecer a plataforma e os produtos vendidos pela AMARN, acesse: https://www.ladysmall.com.br/vitrine/artesanato/ e se preferir entrar em contato diretamente com a associação, acesse a página Numiã Kura no Facebook.

Projeto AMa permite adequação das empresas do PIM aos conceitos da Indústria 4.0

O Advanced Manufacturing assessment ou simplesmente Projeto AMa é uma metodologia que quando implantada permite ao gestor conhecer o grau de maturidade industrial, possibilitando assim a sua adequação aos conceitos  da Indústria 4.0. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) em parceria com a Schneider Electric. O AMa pode ser aplicado em diversos segmentos industriais, como Agronegócio, Alimentos e Bebidas, Automotivo, Aviação e Aeroespacial, Biotecnologia, Construção Civil, Cosméticos, Energia|Farmacêutica, Mineração, Plásticos, Telecomunicações e Têxtil, entre outros. A metodologia PIMM 4.0 foi desenvolvida por Sandro Breval Santiago, professor e doutor em Engenharia da Produção da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para conhecer melhor o projeto é só acessar o endereço eletrônico (https://4horizon.com.br/ama-advanced-manufacturing-assessment/).

O Boticário recebe certificação Ecocert

A famosa marca de produtos “O Boticário” acaba de conquistar uma rigorosa certificação que legitima a marca para produzir sua primeira linha de produtos certificados orgânicos. A nova linha Nativa SPA Orgânico, prevista para chegar ao mercado em outubro, já nasce certificada pela Ecocert – organismo de inspeção e certificação fundado na França e que atualmente está presente em mais de 130 países.

Os produtos da nova linha terão ingredientes naturais, orgânicos, veganos e livres de testes em animais. O Boticário acerta em cheio num mercado que não para de crescer: o de “cosméticos veganos”! Produtos com matéria-prima natural despertam cada vez mais o interessante do consumidor! Inclusive, um estudo realizado pelo Sebrae mostra que 41% da população brasileira já prefere consumir produtos desse tipo!

Mais de 600 mil clientes utilizam a TIM Live

Neste primeiro trimestre de 2020, a TIM Live registrou um crescimento de 20% na base de clientes, em comparação com o mesmo período do ano passado, mantendo o seu compromisso de garantir conectividade de qualidade, investindo cada vez mais na expansão da sua rede de fibra ótica! O serviço está presente em 27 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Amazonas e Minas Gerais. Todos os pacotes TIM Live podem ser adquiridos sem sair de casa, através do site www.timlive.tim.com.br ou 0800 880 4141.

RÁPIDAS & BOAS

A Bemol está disponibilizandooExame da COVID – Sorologia. O exame custa R$ 199 (pode ser parcelado em até 12x no cc) e é super simples pra quem quer se certificar se possui ou não o novo Coronavírus.  Basta acessar o endereço eletrônico (https://chat.bemol.com.br/), informar o CPF, data de nascimento, escolher a opção Exame Covid-19 em Manaus.

Na quinta-feira (13), a partir das 10h (horário de Brasília), irá acontecer o Café com Inovação – Webinar #1, com o tema “Spin-off pesquisa aliada a Negócio”. O acesso à live é gratuito e o link será enviado na quarta (12), para o e-mail informado durante a inscrição na plataforma Sympla (cafe-com-inovacao-).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar