Mulheres conquistam mais espaço em construções

O Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, se aproxima e nesta data as mulheres terão muito o que comemorar em seu dia especial. A representação feminina no mercado de trabalho tem crescido cada vez mais. Nos últimos tempos as mulheres também têm provado competência em áreas de predominância masculina, como na construção civil. A SH, líder no segmento de fôrmas, andaimes e escoramentos, é prova disso. A empresa é liderada pela economista Ruth de Castro e 50% do quadro de funcionários do escritório central é de mulheres. Em algumas unidades da empresa, o número de mulheres da área técnica de projeto e engenharia se equivale aos de homens.
 As oito unidades da SH espalhadas pelo Brasil possuem 14% de representação feminina. Em São Paulo a engenheira Maria Alice Moreira ocupa o cargo de diretora comercial.

Crescimento
progressivo

Na média nacional, as mulheres respondem por 20% do quadro de engenharia da SH, percentual maior que o do mercado. A profissão de engenheiro ainda é dominada por homens, sendo 87% homens e 13% mulheres. “Na época que me formei esse percentual era ainda menor e pude sentir o preconceito contra engenheira. Hoje ele é pequeno. Porém, tive que provar competência para conquistar meu espaço”, disse Maria Alice.
Dados do Diesse, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, apontam que em algumas regiões do Brasil a participação feminina quase iguala a masculina. É o caso de Recife, onde 43,2% da força de trabalho vem das mulheres.
Para a presidente da SH, Ruth de Castro, a participação feminina é essencial para equilibrar e complementar um ambiente de trabalho de maioria masculina. “Homens e mulheres possuem características metodológicas de trabalho distintas, uni-las só traz benefícios para empresa” comentou.
A SH atua no mercado de construção civil desde 1969 e possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Paraná, Espírito Santo e duas na Bahia (Salvador e Camaçari).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email