Pesquisar
Close this search box.

Mudança de hábitos na saúde

Mudança de hábitos na saúde

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou a suspensão dos pagamentos destinados a aquisições de materiais, equipamentos e prestação de serviços relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no âmbito da Secretaria de Saúde. Também está suspensa a celebração de novos contratos e de aditivos com a mesma finalidade. O decreto será publicado em edição especial do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (06). Conforme o decreto, os pagamentos só serão efetivados após parecer da Procuradoria Geral do Estado. Ainda por determinação do mandatário, a Susam, com o auxílio da Procuradoria Geral do Estado, vai realizar a revisão ou rescisão dos termos de contrato referentes à prestação de serviços, aquisições de medicamentos e materiais médico-hospitalares para combate à pandemia de Covid-19. O objetivo é verificar a necessidade dos objetos contratuais tendo em vista os novos dados epidemiológicos da doença.

EXONERAÇÕES

A edição especial do DOE também traz os decretos de exoneração da secretária de Saúde, Simone Papaiz; da secretária de Comunicação Social, Daniela Assayag; do procurador-chefe da Superintendência Estadual de Habitação, João Paulo Marques; e da gerente de compras da Susam, Alcineide Figueiredo Pinheiro. Todos, à exceção de Assayag, prestaram depoimentos à CPI da Saúde e foram alvos de ação da Polícia Federal.

QUEM ASSUME

A secretária executiva da Secom, Cristiane Mota, e o secretário executivo da Susam, Marcellus Campelo, assumem interinamente as respectivas pastas. Ela trabalhou em todas as últimas três gestões do Estado e ele é primo da deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) e um dos últimos contratados para compor a cúpula da Susam.

TRANSFERÊNCIA

O prefeito Arthur Neto (PSDB) viajou ontem em uma UTI aérea para São Paulo, onde será internado no Hospital Sírio Libanês. Aos 74 anos de idade, ele deixou Manaus na companhia da esposa Elisabeth, ambos diagnosticados com Covid-19. Estavam em tratamento no Hospital Adventista, mas sentiram a necessidade de exames mais detalhados.

BICUDOS

Não chamem para a mesma mesa o conselheiro Ari Moutinho Junior, do Tribunal de Contas do Estado, e o empresário Ronaldo Tiradentes. Este decidiu atacar o primeiro em suas estações de rádio e TV com diversas acusações e deve receber o contra-ataque com questionamentos oficiais sobre seus negócios com o Governo do Estado. Quem conhece os dois garante que a briga não vai terminar bem.

DOAÇÕES

As primeiras doações da campanha SOS Amazônia, organizada pelo movimento Fridays for Future Brasil, com apoio de 16 jovens de diversos países e liderados pela ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, chegaram em comunidades indígenas do Amazonas. Desde sexta-feira (3), cestas básicas, máscaras de proteção facial e kits de higiene estão sendo entregues sob coordenação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), responsável pela distribuição no Estado.

RETORNO

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promove amanhã, às 17h, uma videoconferência com representantes de espaços culturais e criativos do estado. A finalidade é debater sobre o protocolo de retomada das atividades da categoria. Serão os últimos a retomar a rotina.

LOGÍSTICA REVERSA

A implantação de procedimentos de compra de produtos e embalagens usados e a contratação de entidades, cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis ou reutilizáveis foram algumas das medidas sugeridas pelo Fórum Amazonense por Logística Reversa em consulta pública nacional para fomentar a cadeia de reciclagem e reutilização de embalagens, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente.

ÁGUA

A qualidade da água nas principais microbacias de Manaus voltou a ser monitorada pela Universidade do Estado do Amazonas. A segunda etapa do projeto iniciou ontem, com a coleta no bairro Educandos. O resultado do Índice de Qualidade da Água refletindo a realidade da região Norte será divulgado no fim deste mês, no site uea.edu.br/qualidade-da-agua-prosamim/projeto. A ação é uma parceria da UEA com a Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Amazonas e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos.

FRASES

“Preciso fazer outros exames, como da cirurgia para retirada da próstata que fiz há alguns anos, então decidi ir a São Paulo, onde tenho todo meu histórico médico.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“Não sou remunerada.” Carla Pollake, jornalista, em depoimento à CPI da Saúde, negando que seus serviços ao Governo do Estado sejam cobrados

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar