Pesquisar
Close this search box.

Movimentação de cargas cresce 13% no semestre

Principal porta de entrada e saída de produtos no Amazonas, o Terminal Portuário Alfandegado do Grupo Chibatão, localizado na zona Sul de Manaus, encerrou o primeiro semestre de 2013 com crescimento de 13% na quantidade de cargas movimentadas em comparação com o mesmo período do ano passado.
As cargas dos navios de cabotagem, (que percorrem o litoral brasileiro), estão na liderança com 44,47% do total de mercadorias movimentadas, seguidos pelos navios de longo curso (rota Manaus e outros países, com 28,28%) e o reposicionamento de contêineres vazios (27,25%).
A marca é inédita para o primeiro semestre, uma vez que historicamente os melhores índices são registrados na segunda metade do ano, quando as indústrias do PIM (Polo Industrial de Manaus) aquecem suas linhas de produção de bens de consumo para atender principalmente a demanda do mercado nacional em datas comemorativas como Dia dos Pais e Dia das Crianças, Ano Novo, Natal e outras festas tradicionais.
Entre os principais produtos que passaram pelo Terminal Chibatão no período estão, por ordem decrescente, matérias-primas para o PIM, TVs, aparelhos de ar-condicionado, polipropileno, madeira, motocicletas, bicicletas e cargas de projeto (maquinários) que chegam ao Estado.
De acordo com o gestor do porto, Jhony Fidelis, com o crescimento natural da produção do PIM no segundo semestre até o mês de novembro, a expectativa da companhia é fechar o ano com ampliação entre 10% a 12% nas cargas movimentadas em comparação com 2012.
“Estamos desenvolvendo também, uma forte política de atendimento exclusivo para cada um de nossos clientes que vem atraindo novos parceiros como a empresa portuguesa Martifer, que construiu a cobertura metálica da Arena da Amazônia e escolheu o Chibatão para desembarcar as peças do novo estádio”, ressaltou Fidelis.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar