Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hammamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.
Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas.
Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13, já tinha uma série de pequenas “invenções”.
Aos 16 anos, Honda vai para Tóquio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hammamatsu e abre a sua própria oficina.
Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa. Honda pôde começar a sua vida excêntrica.
Já com 30 anos, decide fabricar peças ao invés de consertá-las, e começa a fabricar anéis para pistões.
Em final de 1937, a “Tokai Saiki Heavy Industries” começa a fabricar anéis de qualidade e se torna novamente (muito) rentável.
Na época da 2ª Guerra, a Tokay começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa.
A rendição do Japão se dá quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações.
Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Comprou, então, um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores.
O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como “Chaminé” pois a mistura do combustível fazia muita fumaça.
Após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos, que seria chamada muito apropriadamente de “Dream” (sonho).
Empreendedor, fabrica carros, motos, geradores, motores de popa, máquinas agrícolas, e muitos outros produtos.
Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos sérios problemas hepáticos e, aos 84 anos, morre.