27 de janeiro de 2022

Morte de cantora mobiliza fãs

A morte da cantora e compositora Marília Mendonça, a “Rainha da Sofrência”, aos 26 anos, mobilizou e comoveu seus fãs em Manaus. Ela tinha uma relação muito próxima com a cidade, tanto que, quando decidiu fazer shows surpresas por todo país, para lançar uma obra, escolheu o Largo de São Sebastião como um dos cenários e, mesmo sem muita propaganda, levou uma multidão ao local. Ele fez várias apresentações na cidade, sozinha ou em festivais, sempre com grande público. A goiana morreu depois que o avião em que viajava caiu, na sexta-feira (5), na região de Caratinga, em Minas Gerais, para onde se deslocava a fim de fazer mais um de seus muitos shows, retomados depois da pandemia. A carreira meteórica a consagrou como o maior nome do gênero sertanejo, que surgiu no interior de São Paulo, mas na versão mais moderna definiu Goiânia como sua capital nacional. Foi ali que ela começou a cantar, inicialmente em bares, e chamou atenção da mídia nacional.

BUSCA ATIVA

O vereador Raiff Matos (DC) ingressou com projeto de lei para garantir a notificação pessoal sobre os cortes nos serviços que deixarão os consumidores sem água nas torneiras. Com o projeto, o vereador exige que a concessionária notifique, por mensagem de texto e com antecipação de 72 horas, o consumidor sobre qualquer ato de desligamento, corte ou suspensão do fornecimento do serviço público de água e esgoto. 

CHAMADA

Extratos da casca do tucumã ajudam na inibição contra quatro linhagens de bactérias, que podem provocar sintomas de diarreia, dor abdominal, enjoos, infecção urinária e infecção hospitalar nos seres humanos. É o que aponta a pesquisa preliminar da doutora em Biotecnologia Adriana Dantas Gonzaga de Freitas, realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

QUEM CHEGA

Com mais de 18 mil operações contratadas e mais de R$ 160 milhões em recursos liberados de janeiro a outubro na capital e no interior, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas cumpre o cronograma anual de atividades e encerra o recebimento de propostas via Portal do Cliente no dia 12 de novembro. Conforme a direção da Agência, o ano de 2021 entra para a história como o maior em volume de recursos contratados e de empreendedores atendidos.

AUXÍLIO

Dinamizar a cadeia produtiva da malva e gerar tecnologia, produção de sementes e oportunidades para o pequeno produtor estão entre as propostas do acordo de cooperação técnica firmado, nesta quinta-feira (04/11), entre a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A assinatura do termo aconteceu na sede da Ufam, na zona sul de Manaus.

CONQUISTA

O acordo prevê a inserção de tecnologias no campo e, principalmente, a produção de sementes para apoiar pequenos produtores, que vivem do plantio de malva em municípios do interior do Amazonas. A ideia é possibilitar o plantio da fibra em terra firme, gerando melhorias para o produtor, que atualmente passa até oito horas para desfibrar a malva em áreas de várzea.

CARBONO

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) assinou, na quinta-feira (04/11), um acordo de cooperação técnica com a Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas (CRC-AM). O acordo integra o CRC-AM à RedeSim-AM.

Com a parceria, o Conselho Regional de Contabilidade poderá obter informações relativas à composição societária (atos constitutivos e alterações posteriores), dados cadastrais, bem como registros legais e informações econômico-fiscais ou quaisquer outros documentos e informações referentes às empresas registradas na Jucea.

REFORÇO

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (04/11) com o secretário da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabricio Barbosa, para discutir sobre o projeto que trata da conversão de uma parte da frota de veículos do Governo do Amazonas para operar a partir de Gás Natural Veicular (GNV). A ideia é que esses veículos sejam convertidos até o fim deste ano.

REALEZA

A mostra comemorativa dos 129 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e 128 anos do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), “Faces da Nossa História”, chegou ao Shopping Grande Circular. A partir desta quinta-feira (04/11), a exposição que conta a história do Estado através de leis e decretos publicados no DOE entra em cartaz no shopping, situado na avenida Autaz Mirim, no bairro São José, zona leste de Manaus.

FRASES

“Esse trabalho deveria ser feito pelo Governo.” Dermilson Chagas (Podemos), deputado estadual, sobre a inauguração de entidade que cuida de pessoas com deficiência em Manaus

“Como presidente da CPI da Amazonas Energia na Aleam, encaro isso como uma ameaça velada.” Sinésio Campos (PT), deputado estadual, sobre a retirada do medidor de sua residência

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email