Pesquisar
Close this search box.

Morre o empresário Abraham Kasinsky

O empresário Abraham Kasinsky faleceu na manhã de ontem na cidade de São Paulo. Aos 94 anos, o fundador da empresa de autopeças Cofap e da fabricante de motocicletas Kasinski teve uma parada cardíaca. Hoje, o corpo de Kasinsky será velado no Cemitério Israelita do Butantã, onde será sepultado às 12h.
Kasinsky manteve-se na atividade empresarial até os 92 anos, quando, já debilitado, vendeu a indústria de motos mantida em Manaus. Quando decidiu fabricar motos no País em 1999, o empresário, então com 82 anos, foi visto como excêntrico. Na época, recém-saído da Cofap – empresa fundada por ele que chegou a ocupar o posto de maior fabricante latino-americana de autopeças -o executivo decidiu voltar a apostar no setor produtivo. O raro exemplo de persistência num ramo similar de atividade aliou-se ao desafio de lançar modelos nacionais num mercado dominado pelas japonesas Honda, com quase 90% de participação, e Yamaha.
Classificado por seus funcionários de workaholic, Kasinsky não conseguia ficar parado. Tocava os negócios de seu quartel-general, na Avenida Pacaembu, em São Paulo. “Ele trabalha o dia todo e ainda leva a mulher para passear à noite”, contou uma assessora.
Na Cofap, que ele presidiu por 50 anos, o executivo se envolvia até na confecção de crachás para os funcionários. Acabou saindo da empresa em 1996, depois que a Cofap foi vendida para o grupo italiano Magneti Marelli.
Kasinsky foi o caçula de quatro filhos de um casal de imigrantes russos. O empresário deixa viúva, dona Ivone, e dois filhos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar