Pesquisar
Close this search box.

Montadoras querem plano nacional para carro elétrico no Brasil

As montadoras instaladas no Brasil também estão de olho na evolução do carro elétrico. Realidade em mercados consolidados, como EUA, Europa e China, esse tipo de veículo ainda está longe de ganhar importância no Brasil.

A Anfavea tem um estudo para carro elétrico no Brasil e quer apresentá-lo ao governo federal. Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade que reúne a maioria dos fabricantes, disse:

“Daqui para frente não podemos trabalhar isoladamente. Setor privado e público precisam trabalhar juntos. Somente lançar o produto carro elétrico não vai resolver o problema. Temos uma matriz energética limpa, com hidrelétricas e usinas solares e eólicas. Mas ainda temos gargalos na energia”.

Os fabricantes querem apoio do governo para criar um plano nacional para implementação da eletrificação, elaborando o estudo que aponta alternativas para introdução do carro elétrico, mas também mostrar os gargalos energéticos no país.

A ideia é inserir o Brasil no contexto internacional, uma vez que a indústria global se move em direção à eletrificação e ficar fora desse cenário significará um retrocesso que pode levar o país à desindustrialização.

Por ora, sem uma definição governamental sobre o que será do setor automotivo nos próximos anos, as marcas buscam seus próprios caminhos para inserir o país na onda elétrica que toma conta de diversos players mundiais.

Fiat confirma SUV do Argo, Strada CVT e mais dois para 2021

Marca quer se afastar dos segmentos populares
Foto: Divulgação

Mesmo com a queda de 30,17% nos emplacamentos de veículos em janeiro na comparação com dezembro, a Fiat fechou o primeiro mês de 2021 com motivos para comemorar. A fabricante italiana conquistou a liderança do mercado brasileiro com 30.888 automóveis emplacados e uma participação de 19% de mercado. Dentro desse cenário, a empresa apresentou a sua lista de novidades para este ano.

O fabricante confirmou o lançamento do Fiat 500 elétrico, da Toro reestilizada (que deve chegar ainda no primeiro semestre trazendo também o novo motor 1.3 Firefly turbo), da picape Strada CVT e do SUV do Argo , carro que chega no segundo semestre. O SUV do Argo será o primeiro utilitário esportivo da Fiat no Brasil, fazendo com que a empresa seja a última do top 10 dos fabricantes brasileiros a contar com um SUV na sua gama de modelos.

Segundo Herlander Zola, diretor da marca Fiat no Brasil, não houve erro de planejamento nessa estratégia. “Numa companhia desse tamanho, temos que escolher onde investir. As nossas decisões se deram no tempo correto para cada marca. A antiga FCA tomou uma decisão correta ao investir na marca Jeep para torná-la líder de mercado. Vai ser uma entrada triunfal [da Fiat] no segmento”, destaca o diretor da Fiat.

Honda City tem nova baixa nas vendas em 2021

Prestes a mudar, City continua oscilando
Foto: Divulgação

Prestes a mudar, o Honda City continua oscilando entre os sedãs compactos. Segundo os resultados publicados pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), o sedã mais barato da Honda emplacou 604 unidades em janeiro de 2021 –quase metade dos 1.122 emplacamentos do mês de dezembro de 2020.

A oscilação nas vendas do Honda City já virou rotina. Em novembro de 2020, o modelo emplacou 642 unidades, ficando abaixo do resultado do mês anterior, quando emplacou 733 unidades. Ao todo, a Honda vendeu 7.280 unidades do City no acumulado de 2020, ficando atrás de Toyota Yaris Sedan (16.128), Volkswagen Virtus (30.880) e Chevrolet Onix Plus (83.392).

Se compararmos os resultados do Honda City em 2020 com os números de 2016 –  ano em que emplacou bem e foi o segundo mais vendido da categoria – o modelo sofreu uma queda-livre.

Em cinco anos, o sedã compacto da Honda caiu de 15.422 para 7.280 em seu volume anual de vendas; retração de 47,2%, segundo os dados da Fenabrave.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar