Pesquisar
Close this search box.

Modernização

Como utilizar a modernização para obter vantagem para toda uma comunidade?
Quando se procura o conceito de modernização na Wikipédia se obtém a resposta de que “é um conceito no âmbito das ciências sociais que refere-se ao processo pelo qual uma sociedade, através da industrialização, urbanização e outras mudanças sociais torna-se moderna em aparência ou comportamento, transformando completamente a vida dos indivíduos que a constituem”.

Aprofundando mais o tema pode-se achar opiniões das mais diversas, umas favoráveis outras nem tanto. Das opiniões desfavoráveis algumas tratam da extinção da cultura ou da imposição de cultura externa. Mas não é sobre isso o que será descrito aqui. A abordagem partirá do enfoque de que através de uma mudança social comportamental se pode alcançar a modernização.

Apesar do pensamento de que a modernização caminha por grandes centros de processamento de dados, computadores inteligentes, ou equipamentos de altíssima complexidade, não se pode deixar de pensar que o objetivo maior da modernização é a melhoria da qualidade de vida da sociedade e de suas relações e interações. O que torna em segundo plano o primeiro tipo de modernização citado.

Assim se objetivo maior é o bem estar social e suas interações, o indivíduo e a comunidade devem e precisam ser colocados no centro de todo esse conceito. Modernizar não é lotar o ambiente de computadores inteligentes, ao contrário, é utilizar computadores inteligentes para que possam ser utilizados para a melhoria da qualidade de vida. Não é criar computadores com inteligência artificial, é utilizar essa estrutura para substituir o ser humano em trabalhos repetitivos e que necessitam de uma grande quantidade de horas de processamento para obter uma resposta que facilitaria uma melhor tomada de decisão do ser humano.

Podemos tomar como um exemplo uma de modernização do estilo de comunicação, de solução de conflitos e problemas dentro de uma organização. O modo de solucionar utilizando o talento de todos os integrantes, a maneira de compartilhar as informações, os conhecimentos, as vivências podem ser muito mais úteis no processo de modernização do que qualquer equipamento de altíssima tecnologia. Não que a tecnologia não seja importante, ela é sim e muito, mas para a solução e o bem estar não para criar conflitos e gerar “aprisionamentos” tecnológicos. Um exemplo pode esclarecer. Um restaurante implanta um sistema de inteligência artificial para utilizar no lugar do garçom. O cliente entra no restaurante é atendido pelo robô com inteligência artificial, senta à mesa e na hora de tirar o pedido uma pane, hipotética -gerada por uma descarga energética muito acima do esperado interrompe – interrompe o atendimento e alguém vem até o cliente e diz: “sinto muito senhor mas não vamos poder atendê-lo mais, nosso robô de inteligência artificial teve uma pane e infelizmente temos que fechar o restaurante. O senhor entende né, é o sistema.” Certamente o cliente continuará com fome e não vai conseguir entender como um restaurante que tem comida e equipamentos para cozinhar não consegue fazer um prato de comida e colocá-lo na sua mesa à sua disposição. Nesse caso a modernização deveria pensar em uma maneira de atender ao cliente em uma situação como essa, pois o principal objetivo do restaurante é fazer e servir pratos e não dar desculpas.

Esse conceito de modernização é muito importante. Modernizar as relações, as vivências não significa maltratar o ser humano ou dificultar suas atividades e sim facilitar sua vida. Que nós consigamos modernizar nossas organizações e que consigamos entender esse importante conceito de modernização. Até a semana que vem.

Irineu Vitorino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar