Pesquisar
Close this search box.

Modelo alagoano é uma das referências na área

Organizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na Paraíba, a visita teve como objetivo articular o contato entre empresários do ramo no Estado e o arranjo produtivo das pousadas com charme de Alagoas, fomentando assim, o desenvolvimento na Paraíba de empreendimentos do segmento com o perfil auto-sustentável.

“A Paraíba ainda não tem nenhuma ‘pousada com charme’ propriamente dita. João Pessoa, por ter como característica a tranquilidade e uma orla que ainda reserva grande área de casas residenciais, já tem uma vocação natural para pequenos equipamentos turísticos. Então, o projeto de ‘pousadas com charme’ no desenvolvimento turístico da cidade seria um grande diferencial em relação às capitais vizinhas”, ressalta Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae/PB.

Elite dos pequenos

Pioneira em São Miguel dos Milagres (AL) com tal perfil de qualidade, a Pousada do Toque, uma das visitadas pelo grupo, é a única no Estado faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme -disputado clube que reúne a elite dos pequenos empreendimentos hoteleiros voltados para o turismo de qualidade. Além dos atributos comuns às pousadas com este perfil como hospitalidade caseira, boa gastronomia, paisagem paradisíaca, seus amplos chalés oferecem desde DVD e CD player, banheira de ofurô, hidromassagem à piscina e sauna particular. A diária varia entre R$ 400 e R$ 960 o quarto duplo.

“Ainda é uma realidade bem diferente de João Pessoa. Grande parte das pousadas na cidade funciona em imóveis alugados, o que dificulta um pouco. Mas, podemos começar investindo nos serviços, na decoração e tentar adaptar algumas idéias que vimos lá à nossa realidade”, relatou Cláudio Ferreira, proprietário da Pousada Nego, no bairro de Manaíra.

Já na Pousada da Amendoeira, ainda em São Miguel dos Milagres, os quartos são bangalôs mais rústicos, a culinária é natural, o lixo é reciclado e a decoração vai desde móveis antigos a gravetos de madeira transformados em cabides. Tudo é muito bucólico. “Você tem condições de buscar com criatividade efeitos de requinte que não estão ligados a recursos financeiros”, afirmou o proprietário, Allan Podanovski.

Mudança de conceito

Um diagnóstico realizado pelo Sebrae/PB em pousadas de João Pessoa, constatou a necessidade urgente de melhorias que vão desde a ambientação, modernização, informatização, profissionalização até a acessibilidade para portadores de necessidades especiais. “É preciso mudar o conceito de que pousada é um segmento de terceira escala. A maioria fatura à reboque do fluxo dos hotéis, podendo, na verdade, ser a opção mais requisitada”, observou Regina Amorim.

Proprietária da Pousada Manaíra, em João Pessoa, Patrícia Garcia disse acreditar que a união do setor e a busca por melhorias são fundamentais. “Os empresários atuam com muita competitividade além de esperar sempre que as informações e os projetos cheguem até eles. Havia uma associação da classe, mas por falta de compromisso acabou sendo desativada”, disse.

Questões ambientais

A proposta do APL Costa dos Corais busca regularizar as pousadas instaladas na região com relação às questões ambientais e incentivar a geração de emprego promovendo a inclusão social. Com ações conjuntas com o Sebrae em Alagoas, governo do Estado, Ahmaja (Associação dos Hotéis, Pousadas e Trade Turístico do Litoral Norte de Alagoas), além de outros parceiros, o programa vem desenvolvendo o turístico local através da promoção de roteiros integrados, participação dos empresários em feiras, criação de um receptivo local e capacitações.

Gestor do APL, Luiz Fernando Strey, enfatizou a importância do associativismo para um trabalho integrado, sem competitividade, da capacitação e principalmente da forma de enxergar o empreendimento turístico. “Não adianta querer atingir um público se não tiver o que oferecer.

Mesmo os empresários que possuem pousadas bem pequenas podem alcançar, com bom gosto e q

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar