27 de maio de 2022

Moda indígena: editoriais não serão mais os mesmos

Por: Lilian D’ Araujo 

@lydcorr

Enquanto o mundo inteiro curte as suas “semanas da moda”, seus ‘fashion weeks”, seus editoriais aguardadíssimos com ‘o mais do mesmo’ nas roupas ‘tendências’ de Instagram, por aqui, o segmento de moda vai fazendo história: aconteceu, há algumas semanas, a I Mostra Intercultural de Moda Indígena em Manaus. Na passarela a participação de 29 estilistas, sendo dois coletivos e 37 modelos indígenas, das etnias Munduruku, Baré, Sateré-Mawé, Tikuna, Witoto, Mura, Tariano, Kambeba, Carapanã e Kokama, entre outros. Estamos falando de simbologia dos pés à cabeça. É que no Amazonas é assim.

Pelas mãos de duas mulheres, Reby e Seanny, mãe e filha, descendentes da etnia Munduruku, a moda amazonense deu um passo atrás para buscar inspiração no passado e quatro passos à frente ao entregar inovação, estilo, representatividade e moda moderna.

É esse feito histórico que as meninas do Trends JC foram desvendar em uma divertida entrevista com as empreendedoras.

Reby falou muito sobre a representatividade indígena e sobre as dificuldades que enfrentaram para colocar na rua essa Mostra de Moda. “Fomos enganadas nessa trajetória, ainda estamos às voltas com pendência jurídica, e lutamos contra uma tentativa de roubo de propriedade intelectual. “Foi muito difícil. Tentaram nos sabotar, tentaram sabotar o evento. Não acreditavam no potencial que tinha o Moda Indígena e que iria alcançar o mundo inteiro”, disse Reby.

Artista, Reby, sempre esteve em busca de conectar a arte com a temática amazônica. “Eu sempre fui interessada em pesquisar. Quando comecei a estudar a realidade de Manaus, me apaixonei”, disse.

A principal meta dela, então, passou a ser criar uma dramaturgia que dialogasse realidades diferentes. A transição para a moda veio pelas mãos e mente de sua mãe e sócia: Seanny Artes, nome artístico da artista visual e designer de moda Seanne Oliveira. Ela já desenhava e criava roupas para ocasiões específicas e teve um insight sobre a moda indígena. Isso tudo culminou na fundação da empresa Seanny Artes Produções, tocada pelas duas.

Raquel, Reby Seanny e Adrianne na mesa do TrendsJC – a partir da esquerda

Seanny conta: “minhas peças, quadros, desenhos, roupas e pinturas já traziam a questão indígena, amazônica. Isso tudo já estava embutido no meu estilo. Aí começou a fluir instintivamente”.

No programa, Reby explicou que elas se autodeclaram indígenas. “Minha bisavó era Munduruku. Estamos nesse processo de identidade. É difícil ser Amazônica. Sabemos que nos posicionar é desafiador, mas estamos vencendo”.

A mostra aconteceu e o sucesso veio. Até mesmo de terras internacionais encantadas com tudo o que a floresta inspira. As duas guerreiras amazônicas só começaram sua cruzada para levar nossa marca às passarelas mais cobiçadas do mundo.

São Paulo Fashion Week que lute para inovar mais que isso, não é mesmo?

E, só avisando: Reby, a pesquisadora, atriz, cantora, dançarina, cosplay e artista de teatro, dona da Moda Indígena mais falada do momento, está solteira. Esse é o foco do momento, hein, para a jovem guerreira.

Contato: [email protected]

Contato: [email protected]

Sobre o TRENDS JC

Um bate-papo bem humorado e com muitos assuntos relevantes, principalmente para as mulheres, acaba de invadir sua timeline. O TRENDS JC é uma websérie e um podcast semanal voltado para qualquer assunto em tendência na sociedade, mas sob o olhar feminino. 

O programa irá ao ar três vezes na semana (segundas, quartas e sextas-feiras) apresentado pelas “meninas do Jornal do Commercio” – Adrianne Oliveira (@adrianne.oliveiras), Raquel Omena (@raquelomena) e Ly D’Araujo (@lydcorr).

Esperamos sua participação. Inclusive, fique a vontade para fazer contato com a gente se você acha que deveria participar dessa bancada ou para sugerir um assunto pelo WhatsApp do programa: (92) 99618-5727.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email