Pesquisar
Close this search box.

Missão Peru discute oportunidades de negócios

Evento busca fortalecer negócios nas áreas de comércio, navegação e logística

A Superintendência da Suframa (Zona Franca de Manaus) participou, nesta terça-feira (17), de um encontro bilateral da missão Peru no Amazonas, realizada pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, no hotel Caesar Business, em Manaus. O evento contou, ainda, com a participação do governo do Amazonas, da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), investidores e empresários -peruanos e brasileiros -das áreas de comércio, navegação e logística.
Durante o evento, a superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, destacou a potencialidade em relação ao comércio bilateral dos países. “O Peru é o nosso país-irmão vizinho que hoje vive um bom momento na sua economia e podemos avançar não somente na relação comercial, mas também nas trocas de experiências. Penso que isso cria uma janela de oportunidades”, afirmou.
A superintendente aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes para a 8ª FIAM (Feira Internacional da Amazônia), que inicia nesta quarta-feira (18) e segue até sábado (21), no Studio 5 Centro de Convenções. “A Feira é o momento mais importante de exposição e de troca de experiências da Suframa e do Polo Industrial de Manaus”, ressaltou.
No encontro, o vice-ministro do Comércio Exterior do Peru, Edgar Vásquez Vela, apresentou as oportunidades da aliança entre Peru e Brasil, sobretudo na questão logística, com o corredor interoceânico Norte, que liga o porto de Paita, no Peru, até a cidade de Manaus, no Brasil, passando por Yurimaguas e Tabatinga; e o corredor interoceânico Sul, que liga a capital peruana Lima a Manaus, por meio de Arequipa, Iñapai, Rio Branco e Porto Velho, levando cerca de 12 dias o trajeto.
O coordenador-geral substituto de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Renato Freitas também realizou uma apresentação no evento sobre o modelo Zona Franca de Manaus. Entre os tópicos abordados, Freitas destacou os incentivos fiscais existentes, os indicadores do Polo Industrial de Manaus e questões logísticas para as empresas. “A Zona Franca de Manaus tem seus incentivos fiscais assegurados na Constituição Federal, o que permite ao empresário a segurança jurídica para seus investimentos na região”, afirmou.
Segundo informações do Escritório Comercial do Peru no Brasil, a missão Peru no Amazonas vai até o dia 20 de novembro. Um estande peruano estará na FIAM com a participação de 21 empresas do país.

Superintendente busca gestão participativa com servidores

Dando continuidade à meta de construir uma agenda de trabalho que envolva a interlocução com diversos segmentos da sociedade, incluindo entidades de classe, órgãos governamentais e servidores da Suframa, a superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, reuniu-se na manhã desta terça-feira (17), na sede da autarquia, com aproximadamente 300 profissionais da instituição. O objetivo da reunião foi, principalmente, convidar os servidores a contribuir com uma gestão participativa que fortaleça a autarquia e viabilize soluções para potencializar o desenvolvimento não apenas do PIM (Polo Industrial de Manaus), mas de todas as áreas que são beneficiadas pela atuação da Suframa.
Durante o encontro, a superintendente fez questão, inicialmente, de ressaltar a elevada qualificação técnica do quadro de servidores da Suframa. “Tenho diversas experiências técnicas na minha trajetória profissional, mas vejo que essas experiências não são essenciais nesta função de superintendente, porque a Suframa já tem técnicos competentes, em quantidade suficiente, para enfrentarmos qualquer desafio. Hoje faço parte dessa instituição e quero poder colaborar, com a participação de cada um de vocês, para que possamos juntos fortalecer a autarquia, tentando destravar todos os gargalos que nós sabemos que ela vive. É importante essa união”, afirmou Rebecca.
Ela também comentou sobre o pleito por melhorias salariais dos servidores da autarquia que, segundo ela, precisa ser defendido e discutido, em busca de soluções efetivas. “É uma demanda minha também, porque acho muito justo o que está sendo pedido. Já tive a oportunidade de uma primeira reunião de trabalho com o ministro Armando Monteiro (Mdic) e, nesta reunião, coloquei alguns pontos que são importantíssimos para o fortalecimento da instituição. Um dos pontos era justamente a questão de cargos e salários”, disse a superintendente.
Rebecca Garcia também aproveitou a ocasião para lembrar a importância da participação dos servidores na oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015), que começa nesta quarta-feira (18), no Studio 5 Centro de Convenções, e vai até o próximo sábado.
“Queria que o primeiro encontro formal com os servidores fosse antes do início da FIAM, justamente para reforçar o convite e destacar a participação dos servidores e das suas famílias na feira, que tem uma importância muito grande para a região. Os servidores são protagonistas na realização desse evento e de todas as outras ações da autarquia”, complementou.
A superintendente disse também que, após a FIAM 2015, buscará realizar visitas individuais às diversas unidades da autarquia, incluindo as coordenações descentralizadas, para que os encontros sejam mais próximos e produtivos com toda a equipe de trabalho da instituição. “Teremos a oportunidade de visitar cada departamento e queremos também visitar as coordenações nos outros Estados, para que tenhamos uma noção clara do tamanho dessa instituição e de suas potencialidades, identificando o que podemos fortalecer nos Estados da Amazônia Ocidental e nas cidades de Macapá e Santana, no Amapá”, disse Rebecca. “É com esse intuito, esse espírito que chego nesta casa. Quero contribuir, não tenho intenção nenhuma de me perpetuar, mas eu quero deixar um legado que será construído com a participação de cada um e cada uma de vocês”, encerrou a superintendente.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar