Há algum tempo a culinária peruana vem se consolidando como uma das mais apreciadas no planeta. São muitos peixes, frutos do mar e uma grande variedade de batatas e milhos, sem falar do ceviche. Mas não precisamos subir o Solimões e chegar ao Ucayali para provar dessas delícias. Há sete anos o restaurante e cevicheria Mira Flores (rua Inhaúma, 196, conjunto Beija Flor – Flores, fone: 9 9428-4999) vem se consolidando como a casa onde podemos encontrar o mais rico cardápio peruano, em Manaus.

“Morei muito tempo na tríplice fronteira e aprendi a gostar da culinária não só do Peru, mas da Colômbia também. Como em Manaus mora uma grande quantidade de peruanos e colombianos, foi fácil consolidar o sucesso, sem falar dos manauaras, que passaram a conhecer, e gostar, das comidas que o mundo já consagrou”, falou Robenita Caldas, proprietária do Mira Flores.

Entre os pratos, o patacon (rodelas achatadas de bananas verdes fritas), bastante popular na Colômbia e toda a América Central. É excelente como tira-gosto de uma cerveja gelada; arroz com mariscos (acompanham pimentões coloridos, aji panca, pimenta peruana, e tempero peruano); cecina (de origem espanhola, é um filé defumado frito); tacacho (banana pacovã cozida), banana amassada, bacon, salsa criolla, cebola, cheiro verde, aji amarilho (pimenta amarela), e tempero peruano.

“Recentemente lancei seis tipos de combos, para que os clientes possam provar um pouco de cada um dos itens”, informou.

O combo 1, por exemplo, leva ceviche (peixe cru marinado em suco de limão); chicharon (pedaços de carne fritos e empanados) de peixe e de frango; arroz chaufa (arroz frito que os peruanos herdaram dos chineses); e causa rellena (batatas amassadas, no formato de um pequeno bolo, com pimenta aji amarillo, o que o deixa com a cor amarelada).

“Já o ceviche, a iguaria típica do Peru, temos de peixe regional (com pirarucu); de salmão; misto (com pirarucu e salmão); al rocoto; e de camarão, todos com seu complemento: limão, cebola roxa, coentro, milho, alho, gengibre, batata doce, batata portuguesa, e macaxeira”, listou.    

Rumo ao autoconhecimento

O Espaço Terapêutico Leonardo da Vinci (rua Voluntários da Pátria, 576 – Vila da Prata) promove a jornada ‘Re-conhecer-se’, uma caminhada rumo ao autoconhecimento, onde o participante terá a oportunidade de vivenciar experiências únicas que o farão pensar em novas possibilidades em relação ao seu estar no mundo. Serão tratados temas como: autoestima, autoconhecimento, sexualidade, tudo isso em um ambiente agradável e acolhedor. As inscrições começam hoje pelo 9 9132-2383, e a jornada acontece nos dias 12, 13 e 14.

Desafio sob medida

A equipe de corrida Manacá Runners Fitness, de Manacapuru, dá início hoje ao ‘Desafio sob medida’, evento no qual os participantes deverão perder 5kg em dois meses. A pesagem inicial será realizada, às 9h, na Drogaria Cordeiro (rua Coronel Cordeiro – Liberdade). Informações: 9 9331-2484. O ‘Desafio’ terá a duração de oito semanas, e serão premiados os três primeiros colocados. A inscrição custa R$ 30, e o total arrecadado será transformado na premiação dos vencedores.

Gincana para jovens competidores

Começa hoje, às 19h e segue até as 21h, a Mega Gincana organizada pela Igreja Evangélica Missão de Cristo (rua do Plator, 245 – Compensa). A Mega Gincana é direcionada para os jovens e o objetivo é, através de uma competição sadia, mostrar aos competidores o caminho do bem. A Igreja Evangélica Missão de Cristo tem como fundamento o Evangelho de Jesus Cristo, pregando o amor entre os homens por meio do apoio às crianças, viúvas e necessitados.   

Festa country gospel

É evangélico, mas gosta de música country? A dica é a ‘Festa Country 2020’, que irá acontecer no Ministério Monte das Oliveiras (rua Tito Bitencourt, 417 – São Francisco), a partir das 19h30. Haverá muitas brincadeiras (como o touro mecânico), louvadeira, comidas típicas, comunhão e diversão. Uma festa para a família, que será repetida no sábado, no mesmo horário. O Ministério Monte das Oliveiras é uma igreja que tem por objetivo viver a Palavra, viver Jesus e ser a diferença neste mundo.

Paixão de Fábio Hércules

A partir das 20h, o tradicional Clube Sírio e Libanês (av. Constantino Nery, 2237 – Chapada, fone: 9 9233-8036) recebe um grande show com um pequeno astro, Fábio Hércules, a voz que encanta. Fábio é mineiro, mora em São Paulo e veio a Manaus para fazer esta apresentação especial quando mostrará as músicas que constam no seu CD ‘Paixão’. O lançamento oficial de ‘Paixão’ acontecerá no domingo, 13, no Balneário da JR, fone: 9 9409-2815, no bairro Santa Etelvina.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email