Pesquisar
Close this search box.

Miolo prevê ótima qualidade para safra 2009 com base nas condições climáticas

As condições climáticas favoráveis aliadas aos investimentos da Miolo em tecnologia de ponta, mudas importadas, instalações e equipamentos de última geração levam a empresa a projetar para 2009 uma safra com qualidade semelhante à de 2008, quando foram produzidos os vinhos super premium, elaborados somente em safras excepcionais.
A principal novidade será a produção do primeiro vinho super premium branco com denominação de origem do Vale dos Vinhedos, o Cuvée Giuseppe Chardonnay DO.
A colheita iniciou no dia 14 de janeiro com as variedades precoces (chardonnay, pinot noir, pinot grigio, sauvignon blanc, riesling itálico). A produção total estimada é de 5 milhões de quilos.
As uvas destinadas para vinhos brancos e para os vinhos base espumantes estão sendo vinificadas em ótimas condições no que se refere aos índices técnicos (açúcar e acidez) e à sanidade.
Nas uvas tintas, as parcelas do vinhedo destinadas à produção super premium foram selecionadas já há alguns anos e são áreas que apresentam condições de alto potencial qualitativo (solo, meso-clima e plantas). As operações de poda seca, desbrota, desfolha, desponte e calibração da produção por planta (retirada dos cachos em excesso ou amontoados) já foram realizadas. A uva está na fase de maturação e evoluindo dentro da normalidade.
“Embora seja cedo ainda para afirmar que alcançaremos qualidade suficiente para a produção dos super premium, a resposta que as parcelas do vinhedo estão dando até o momento aos trabalhos e o acompanhamento realizado nos sinaliza que estamos no caminho certo para a sua produção”, afirmou o engenheiro agrônomo da Miolo Wine Group, Ciro Pavan.
A colheita no Vale dos Vinhedos começou no dia 14 de janeiro com as uvas pinot noir. Já foram vinificados os vinhos chardonnay e rieling itálico e os vinhos brancos base espumante chardonnay e pinot noir. “Essas variedades apresentam excelente sanidade. Teremos vinhos brancos finos e equilibrados. A qualidade das uvas permitirá a elaboração do espumante Brut Millésime”, disse o enólogo e diretor-técnico da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.
A Miolo já encerrou a colheita das uvas brancas e a grande novidade desta safra será a elaboração do primeiro super premium branco com denominação de origem do Vale dos Vinhedos. Será o Cuvée Giuseppe Chardonnay DO. “A chardonnay é a uva que melhor expressa o terroir da região para vinhos brancos. Esse vinho será 100% fermentado em barricas novas de carvalho francesas por seis meses”, disse.
No início de março, começará a colheita das uvas merlot e, na segunda quinzena do mês, das cabernet sauvignon. Segundo Adriano Miolo, o mês de março será decisivo para a elaboração dos vinhos Merlot Terroir e Lote 43.

Irrigação emergencial

O tempo seco no final de dezembro e início de janeiro determinou a necessidade de irrigação emergencial, situação que foi normalizada com as chuvas do final de janeiro. Em fevereiro, o clima continuou seco com baixa precipitação de chuvas, o que permitiu a elaboração de vinhos com excepcional qualidade. Os vinhos brancos pinot grigio, sauvignon blanc e viognier foram vinificados na própria cantina da fazenda Fortaleza do Seival pela primeira vez. “Anteriormente, as uvas eram levadas para o Vale dos Vinhedos. A mudança vem para melhorar ainda mais a qualidade do vinho”, explicou Miolo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar