Pesquisar
Close this search box.

Ministro garante fornecimento no AM

https://www.jcam.com.br/ppart16102012.JPG

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, esteve ontem (15) em Manaus, visitou o canteiro de obras da subestação de Lechuga, no Km 21 da AM-010, inserida no projeto de expansão da Eletrobras Amazonas Energia, assinou o contrato para implantação da Usina Termelétrica Mauá 3, em cerimônia aberta para convidados e imprensa, realizada na Sede do Governo do Estado do Amazonas, localizada na Compensa.
Durante coletiva de imprensa, o ministro Lobão garantiu que o abastecimento de energia elétrica em Manaus será permanentemente firme e confiável. A ligação de energia possui três trechos de obras, num total de 1800 km com várias subestações pelo caminho, com investimento de R$ 3,8 bilhões para trazer energia firme e permanente para Manaus. E, também para o Amazonas, passando por outras regiões, afirmou.
“Essa é uma obra gigantesca, basta ver a dimensão das torres de transmissão para se ter uma ideia da epopeia que significa trazer a energia de Tucuruí até Manaus. A subestação de Lechuga é uma das maiores do Brasil, nós (governo federal e estadual) nos últimos anos já construímos e reformamos, cerca de 15 subestações e estamos trabalhando para que o abastecimento de energia elétrica em Manaus seja permanentemente firme e confiável”, reforçou o ministro.
O motivo da visita de Lobão foi para acompanhar de perto as obras de expansão e de melhorias que estão sendo realizados na capital amazonense e Região Metropolitana. As obras irão dar maior confiabilidade e fortalecimento ao sistema elétrico de Manaus.
Também estavam presentes ao evento o governador Omar Aziz, o senador Eduardo Braga, o presidente da Eletrobras, José da Costa Neto, o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Marcos Aurélio Madureira da Silva, além de uma comitiva formada por secretários do MME (Ministério de Minas e Energia) e de parlamentares amazonenses.

Sistema de transmissão

A UTE (Usina Termelétrica) Mauá 3 será de propriedade da Eletrobras Amazonas Energia. O empreendimento representa um grande passo no processo de mudança da matriz energética no Estado do Amazonas, entrando para a história da região como a maior usina a operar com gás natural. O empreendimento terá potência instalada de 583 MW, operando em ciclo combinado de gás e vapor.
A nova usina irá utilizar, de forma mais eficiente, o gás natural proveniente da plataforma de Urucu (Coari). Serão cerca de 2.300.000 m³/dia, transformados em energia elétrica para atender a capital e parte do Estado do Amazonas, que já estará conectada ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
Além da UTE Mauá 3, a Eletrobras está construindo um novo sistema de transmissão de energia elétrica para Manaus e Região Metropolitana, o que irá fortalecer a rede e assegurar um melhor serviço de fornecimento de energia elétrica.
A primeira etapa de implantação do novo sistema elétrico, que consiste das subestações de Mauá 3 e Jorge Teixeira em 230kV, e Mutirão, Cachoeira Grande, Compensa, Centro, Distrito 3 e Distrito 4 em 138 kV, “além das respectivas linhas de transmissão, deverá entrar em operação em 2013 e representa um investimento global da Eletrobras Amazonas Energia de R$ 540 milhões”, informou o presidente Costa Neto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar