Pesquisar
Close this search box.

Ministro da Agricultura convida europeus a visitar cadeia produtiva do país

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, convidou membros da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu a conhecer a cadeia produtiva da carne brasileira. O convite, para visitar o Brasil, foi feito ontem ao presidente da comissão, o deputado inglês Neil Parish, e à deputada irlandesa Mairead McGuinness, em reunião na Missão do Brasil para União Européia, em Bruxelas.

De acordo com Stephanes, os parlamentares podem escolher visitar qualquer um dos 82 frigoríficos ou qualquer uma das 20 mil propriedades habilitadas a exportar carne bovina para a União Européia.

“Respeito a posição dos parlamentares e entendo que as restrições às importações de carne brasileira são motivadas por razões de mercado. Mas garanto que o Brasil tem um sistema rígido de defesa sanitária e estamos cumprindo todas as exigências da União Européia”, disse o ministro.
Stephanes acrescentou que o Brasil exporta apenas 20% da carne produzida, e que a prioridade é abastecer o mercado interno. Na reunião, o ministro brasileiro comparou os sistemas de rastreabilidade irlandês e brasileiro.

“Na Irlanda, o sistema de rastreabilidade inclui tanto os animais para consumo interno quanto aqueles destinados ao mercado externo. Já no Brasil, apenas os produtores interessados no mercado externo precisam incluir suas propriedades no sistema”, destacou.

Na reunião, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, apresentou aos parlamentares o PNCRC (Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes).

De acordo com Kroetz, em 2006, foram realizados 18 mil exames laboratoriais para controle de medicamentos veterinários em produtos animais e vegetais. “Foram detectadas apenas 49 não-conformidades, consideradas irrelevantes depois da análise final”, disse.

Também participaram da reunião o secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, e a embaixadora brasileira na União Européia, Maria Celina de Azevedo Rodrigues. O ministro Reinhold Stephanes está em missão oficial à Europa desde o último dia 13 de outubro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar