Pesquisar
Close this search box.

Ministro assegura alíquota de 12%

https://www.jcam.com.br/ppart21052013.JPG

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, reuniu-se durante toda a manhã de ontem (20) com o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, para discutir o aumento do investimento em pesquisa e desenvolvimento no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Após a reunião, o ministro aproveitou sua passagem por Manaus para fazer uma visita de cortesia ao governador Omar Aziz (PSD), ao lado do prefeito Arthur Neto (PSDB) e do vice-governador José Melo. Durante o almoço, o ministro reforçou o compromisso do governo federal com a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) na reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que está sendo analisada no Congresso Nacional, assegurando a alíquota de 12% para bens produzidos no PIM.
“É um polo industrial importante para o Brasil, não apenas para a região amazônica. Não pode haver prejuízos nem perdas de competitividade do polo nessa reforma do ICMS. Essa é uma questão que está colocada para nós como prioridade”, frisou o ministro.
O governador Omar Aziz afirmou que na próxima reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS) ele e o ministro devem se reunir novamente para tratar sobre a Zona Franca de Manaus e também sobre a política industrial do Amazonas, incluindo o polo de Duas Rodas que, segundo o governador, hoje vive um momento melhor.
“Hoje o polo de duas rodas respira bem melhor. Temos a perspectiva de que o Brasil volte a crescer para que o poder aquisitivo da população continue bom. A presidente Dilma tem trabalhado nisso. E isso ocorrendo, junto com a inflação mais baixa, o nosso desempenho na Zona Franca de Manaus também melhora”, disse Omar.

Reunião na Suframa

Classificada pelo próprio superintendente da Suframa como “uma visita de rotina”, a visita do ministro Fernando Pimentel serviu para discutir as principais preocupações da Suframa e questões organizacionais, como a reestruturação do quadro de pessoal da autarquia. Participaram da reunião os superintendentes adjuntos de Operações, José Adilson, de Planejamento e Desenvolvimento Regional, José Nagib, e de Projetos, Gustavo Igrejas. Acompanharam o ministro, o secretário executivo adjunto, Ricardo Schaefer, e o secretário de inovação, Nelson Fujimoto.
“Foi uma reunião administrativa, de acompanhamento, na qual foram feitos alguns ajustes. A Suframa é vinculada ao Ministério e isso faz parte do processo normal de acompanhamento”, explicou Nogueira.
“Saio daqui satisfeito. A SUFRAMA está indo bem, nós temos que ajudá-la a corrigir alguns problemas que não foram causados pela gestão, que foram se acumulando ao longo do tempo como a questão dos terceirizados. Vou trabalhar sobre esse assunto em Brasília junto ao governo federal e quero crer que ao longo do segundo semestre vamos ter boas surpresas,” prometeu o ministro.
Em seguida, Pimentel se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, para tratar de assuntos de interesse do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar