Pesquisar
Close this search box.

Ministério divulga ranking de carros menos poluentes

O Ministério do Meio Ambiente divulgou ontem, 1º, um ranking indicando os carros zero quilômetro ambientalmente mais indicados. De uma lista de 402 veículos nacionais e importados, apenas 22 obtiveram cinco estrelas – a pontuação máxima prevista pela metodologia da chamada Nota Verde.
“Esse ranking lembra muito o selo que informa os produtos da linha branca, como geladeiras e ar condicionados, que consomem menos energia e emitem menos CO2 (dióxido de carbono)”, explicou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante a apresentação da lista e dos novos critérios utilizados para indicar os veículos que lançam menos poluentes e menos dióxido de carbono.
Segundo o ministro, o objetivo é que o consumo consciente cresça cada vez mais, criando uma concorrência positiva entre as montadoras, visando a fabricação de veículos cada vez menos poluentes. “A Nota Verde será um bom guia para o consumidor na hora da compra”, afirmou o ministro.
Das cinco estrelas utilizadas para ilustrar o ranking, três são dedicadas à emissão de poluentes e duas são relativas ao CO2.
“Para obter as três estrelas relativas a poluentes, o carro precisa apresentar um nível abaixo de 60% dos limites máximos legais para cada um dos poluentes que são analisados. Se a margem ficar entre 60% e 80%, recebe duas estrelas. E se estiver entre 80% e os limites máximos permitidos, recebe apenas uma estrela”, informou o ministro.
Quanto à emissão de gás carbônico, o critério leva em consideração o tipo de combustível utilizado – se for a álcool ou flex já recebe uma estrela – e o nível de emissão de CO2, pelo cano de descarga. Para receber essa estrela o veículo precisa emitir menos de 80 gramas por quilômetro (g/km) do gás.
“O consumidor que optar por comprar os carros com cinco estrelas está defendendo não apenas o planeta e o pulmão, mas também o bolso, uma vez que, por serem mais fortes, os veículos mais potentes consomem mais, poluem mais e são mais caros”, afirmou o ministro
“Tenho certeza de que em alguns dias estaremos vendo referências a essas estrelas nos anúncios de venda de carros dos jornais. E se isso não acontecer já no próximo domingo, não vestirei colete durante minha próxima coletiva”, apostou o ministro.
O ranking contendo os 402 veículos analisados será divulgada nos próximos dias no site do MMA.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar